Jogue Limpo

Governo de Criciúma apresentou no fim da tarde de ontem um projeto que pretende alavancar a coleta seletiva na cidade. A ideia é que a população faça a separação do material reciclável e entregue esse resíduo em pontos de coleta que serão espalhados pela cidade. Em troca, o morador vai ganhar descontos na taxa de lixo. “Vai ser aberto um cadastro em nome do contribuinte e a cada vez que ele faz a entrega ele vai acumulando os pontos e, lá na frente, transforma esses pontos em desconto da taxa de lixo, que pode chegar aos 50%. É um projeto que todos ganham. A prefeitura que vai levar menos lixo para o aterro, o cidadão que vai contar com o desconto e a cooperativa dos catadores que vai ampliar sua renda”, explica o presidente do Funsab, Luiz Juventino Selva.

Chapas definidas

Já são cinco as chapas definidas para a disputa do comando da Cermoful. Vão para a disputa Rudi Recco/Marcos Paulo, Vânio/Jonas, Tezza/Marci, Paulinho/Sabão e Tinto/Calita. Resta ainda a chapa do advogado Alexandre Barcelos João, que continua se articulando para o processo eleitoral. “Minha chapa está pronta e no final de março vamos nos submeter a vontade dos nossos associados. Os números excelentes que conseguimos durante a gestão atual nos credenciam”, avaliou Recco ontem na Massa FM. Para o presidente, o grande número de candidatos é explicado pelo bom momento da Cooperativa. “Agora a Cermoful é superavitária. Está tudo em dia. Agora tem muitos querendo fazer a gestão. Nós resgatamos a Cermoful e 92% dos associados aprovam esse modelo de administrar”.

Com a oposição

Morador do Presidente Vargas e emedebista, o ex-presidente da Câmara Rodrigues Mendes, o Sapinho, vai estar com a oposição. Ele declarou voto para a chapa Vânio e Jonas. Decisão escancara mais uma vez o descontentamento de Sapinho com o clima no MDB deixado desde a eleição do ano passado.

Comércio

Comércio de Santa Catarina cresce 5,6% em 2020, o quinto melhor resultado entre os estados brasileiros. Resultado foi puxado pelas vendas de supermercados, hipermercados, móveis e eletrodomésticos. Setores acabaram se beneficiando do aumento no consumo provocado pela liberação de auxílio emergencial.

Arrecadação

Mesmo com pandemia, Santa Catarina apresenta em 2020 maior superávit orçamentário já registrado. Recuperação econômica, transferências da união, revisão de contratos e de dívidas, além de gastos não consolidados influenciaram no resultado.

Vacina

Deputados cobraram ontem do secretário André Mota Ribeiro celeridade na vacinação dos catarinenses. “Estamos em uma das piores posições no Estado”, ressaltou o deputado João Amin. O secretário afirma que está pedindo, em Brasília, mais doses para o Estado mas admitiu que não há prazo para a conclusão das primeiras etapas.

Doses escassas

Enquanto algumas cidades demoram para vacinar, outras estão ansiosas por receber novas doses. Até agora o volume repassados aos municípios da Amrec estão bem distante da meta de vacinar 70% da população. Promessa do Governo é que até julho 40% da população esteja imunizada, mas para isso é preciso apertar o passo.

Internet

Alunos e professores de escolas estaduais poderão estudar e planejar as atividades do modelo remoto com internet cedida pelo Governo do Estado a partir do início do ano letivo. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo Secretário Luiz Fernando Vampiro.

Primeiro encontro

Comissão de Constituição e Justiça do Legislativo de Içara fez ontem sua primeira reunião. Na pauta projeto de lei de autoria do Poder Executivo PE/08/2021, que dispõe sobre a premiação por desempenho da atenção primária à saúde e do programa nacional de melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica do centro de especialidades odontológicas e projeto que veda inauguração de obras inacabadas.