Amigos e familiares se reuniram em Içara nessa terça-feira para as últimas homenagens ao empresário Higino Ângelo Giassi, falecido na véspera em decorrência de um câncer no fígado. O corpo foi velado na capela do Cemitério Municipal, no bairro Primeiro de Maio, seguiu para uma missa na Paróquia São Donato à tarde e logo após o ato religioso foi sepultado.

A morte de Higino Giassi, causou grande comoção na cidade. A prefeitura decretou luto oficial de dois dias e a Câmara Municipal respeitou um minuto de silêncio antes da sessão de segunda-feira. O empresário era o irmão mais novo da família e, além dos irmãos, deixa esposa e três filhos.

Sobrinho do empresário, o vice-prefeito Sandro Giassi Serafim lembra com carinho do tio. “Ele não se preocupava apenas com as empresas dele, mas principalmente com a família, com a união dos familiares. É uma perda irreparável para nós. Com o tempo as feridas vão cicatrizar, mas o legado dele será sempre um exemplo a ser seguido”, entende.

No município, Higino era associado da Associação Empresarial de Içara (ACII) com três empresas. “Na verdade ele não era apenas um empresário. Ele era de fato um empreendedor nato. Além disso, era o conselheiro de muitas pessoas aqui em Içara com sua experiência. Sempre foi uma figura de destaque na nossa cidade e sempre esteve pronto para ajudar as pessoas. É uma perda enorme para a nossa cidade, que amanheceu triste e de luto com a morte dessa pessoa tão querida”, afirma o presidente da entidade, Ramiro Cardoso.

Higino tinha empresas no Brasil e no Paraguai. Em Içara, de acordo com Ramiro Cardoso, mantinham vários empreendimentos e sempre teve um pensamento abrangente e empreendedor, além da preocupação com o desenvolvimento da cidade.

“No início de dezembro de 2018, eu estava com algumas dificuldades de investimentos, de pensamentos, etc, e estive na empresa dele para conversarmos. Então falamos durante aproximadamente uma hora, pois ele era uma pessoa muito ágil e experiente. Isso fez com que ele pudesse dar conselhos extremamente proveitosos”, lembra o presidente da ACII.

 

Engajamento

 

Higino Giassi também fez parte do conselho da Cooperaliança, assim como Ramiro Cardoso. “Já viajamos juntos a Brasília na condição de conselheiros da Cooperaliança e a gente conversava bastante. Ele era uma pessoa muito legal e importante não só para mim, mas também para a minha família”, ressalta Cardoso.

O Hospital São Donato emitiu nota afirmando que, como ex-presidente, Giassi foi um agente de importantes mudanças na Fundação Social Hospitalar de Içara e contribuiu para deixar um legado a toda a cidade. “Seu trabalho ficará eternizado”, completa a nota do hospital.

Sandro Serafin lembra que Higino Giassi foi também um dos primeiros presidentes do Rotary Club de Içara. “Ele era um empreendedor, uma pessoa que também esteve à frente no Hospital São Donato e iniciou a transformação que a gente pode estar presenciando no hospital. Uma pessoa que sempre se preocupava com o desenvolvimento da nossa cidade e para família é uma perda irreparável”, pontua.

O governo municipal também emitiu comunicado oficial lamentando a morte do empresário. “Higino marcou história presidindo o Hospital São Donato e foi um grande líder na comunidade, sua história sempre será lembrada no município”, afirma a nota oficial da prefeitura de Içara.