O estacionamento rotativo está prestes a completar um ano de funcionamento em Içara. Desde que entrou em operação em definitivo, no dia 9 de abril de 2018, o serviço precisou de adequações e novamente é alvo de reclamações. As vereadoras Edna Benedet e Silvia Mendes convocaram uma reunião na Câmara Municipal para esta terça-feira, para discutir ajustes no sistema oferecido pela empresa responsável pelo gerenciamento do serviço na região central da cidade.

Segundo elas, há queixas de usuários sobre a dificuldade em encontrar os monitores para pagar pelo tempo em que ocuparam as vagas, e muitos motoristas ainda não conseguem lidar com o aplicativo.

Geraldo Baldissera, que responde pela autarquia de serviços públicos desde 1º de março, afirma que ainda está se inteirando sobre o assunto. De acordo com ele, nos próximos dias a empresa deve entregar um relatório a respeito da operacionalização do sistema.

Baldissera também deve estar na Câmara de Vereadores nesta terça-feira, para ouvir as principais reclamações sobre o serviço prestado. “Eu vou pedir mais monitores nas ruas, além de rever a questão das multas. Porque muitas vezes o cidadão do interior vem ao Centro uma vez por mês para fazer compras, resolver suas coisas na região central e é surpreendido com a notificação e multa”, expõe.

Além disso, o funcionamento do aplicativo fornecido pela empresa também será discutido. Segundo Baldissera, a adesão da população mais idosa à ferramenta se torna mais difícil.

“Embora os mais jovens estejam conseguindo utilizar o aplicativo, as pessoas de mais idade têm um pouco mais de dificuldade de lidar com essa tecnologia. Também falta um pouco mais de orientação por parte da empresa do rotativo com relação ao aplicativo”, entende.

“Pretendo botar tudo nos eixos e fazer com que eles trabalharem da melhor forma possível para atender às reivindicações da população. Em breve teremos todas as informações e relatórios para melhorar o serviço para as pessoas”, promete Baldissera.

 

Adequações já foram realizadas

 

Gestor da empresa responsável pelo estacionamento rotativo de Içara, Carlos Henrique Rodrigues Vieira lembra que o rotativo já passou por adequações. “Como toda fase de implantação, o primeiro ano é sempre caracterizado por um período de aceitação da população pelo sistema. Até porque foram feitas várias mudanças no projeto original que foi proposto pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e prefeitura. A tendência é que sempre o sistema evolua e minimize os desgastes que estão acontecendo”, afirma.

Entre as mudanças, foi estabelecido um intervalo na cobrança: no horário do almoço, entre meio-dia e 1 hora, não é cobrada a tarifa. O formato da regularização também mudou. No primeiro momento, a intenção era que já fosse cobrado o valor de R$ 18 de quem deixava de pagar, mas agora, a regularização se dá quando o usuário paga R$ 1,80 na primeira hora e R$ 3,60. Se o tempo for excedido, os R$ 18 são cobrados.

“Houve a inclusão do período de tolerância de cinco minutos para carros. Houve a inclusão do cartão raspadinha: aquele que você pode comprar nos pontos de vendas nas lojas do Centro e também com o próprio monitor”, cita Vieira.

“Houve a isenção da cobrança nas vagas de carga e descarga, para idosos, deficientes físicos e para motos. A moto também pode parar na vaga dos carros, desde que pague o valor normal. Antes não podia. Houve a redução da abrangência das ruas. E agora a gente está com um monitor na hora do meio-dia para atender ao público”, garante.

“Todas as cidades em evolução que estão crescendo vão caminhar para esse lado do estacionamento rotativo, que é uma solução que é bem-vinda na maioria das cidades. Alguns motoristas usam o nosso rotativo das ruas do Centro e outros preferem estacionamentos privados”, acrescenta Vieira.

 

Uso da tecnologia está abaixo do esperado

 

O gestor Carlos Henrique Rodrigues Vieira reconhece que o uso da tecnologia disponibilizada pelo sistema do rotativo ainda está abaixo do esperado. “O percentual de utilização do aplicativo ainda não está em um nível satisfatório, comparando às outras cidades em que a nossa empresa trabalha. Existem cidades que o índice é 70%”, declara. “A gente acredita que se o pessoal conseguir aderir a essa tecnologia, vão ser diminuídas as reclamações, porque ele traz mais vantagens, além de permitir o fracionamento do tempo, porque o que você não utiliza ele devolve o tempo de saldo no aplicativo”, complementa.

Conforme Vieira, já houve uma reunião com representantes da prefeitura, com o objetivo de discutir essas situações e as mudanças que poderiam ser feitas. “A empresa vai estar presente nesta reunião na Câmara e vai esclarecer qualquer situação que esteja acontecendo. Em Içara temos a proporção de um monitor para cada 60 vagas. Uma média que é aceitável, se tratando dessa taxa de ocupação de 15% que a cidade apresenta”, considera.

“O que precisa ser observado é que os números demonstram que grande parte dos usuários não tomam iniciativa de fazer a locação antecipadamente, como seria o correto. Eles acham que o carro não será fiscalizado por não encontrar o monitor e achar que o monitor não está ali, sendo que ele está em outro lado da rota dele. Muitos deixam o carro estacionado sem fazer a locação adequada, achando que não será cobrado, mas depois que é notificado acaba reclamando”, alega Vieira.

Segundo ele, a empresa entende que se adequou a todas as solicitações da prefeitura e da CDL de Içara. “Mas mesmo assim a empresa está disposta a avaliar os problemas, as sugestões e apresentar melhorias. Se forem feitas mais solicitações, a empresa vai avaliar, discutir e melhorar”, assegura.