Deputado esteve na sessão desta segunda-feira para explicar aos vereadores como está o andamento da instalação das praças de pedágio

O deputado estadual Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, atendeu chamado do presidente da Câmara de Vereadores de Içara, Rodrigues Mendes, o Sapinho, para explicar sobre o processo da instalação das praças de pedágios no trecho Sul da BR-101. A Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT) definiu pela colocação de mais quatro praças. As lideranças da região avaliam que o número é exagerado e estão fazendo mobilização para diminuir para duas.

Além da manifestação na Tribuna da Câmara, o deputado realizou roteiro no município. Esteve na Rede Feminina de Combate ao Câncer, onde anunciou a liberação de recursos para aquisição do elevador. Também esteve no bairro Jardim Elizabeth, onde destinou R$ 180 mil para a construção da praça.

Sobre a instalação das novas praças de pedágio, Vampiro explicou que a ANTT começou o processo em 2018 com a realização da primeira audiência pública, realizada em Florianópolis, para o cumprimento dos requisitos para elaboração do edital. Ainda foram realizadas mais três audiências em Florianópolis, Brasília e São João do Sul. De acordo com o deputado, a ANTT também recebeu sugestões via internet. “Depois disso o assunto ficou esquecido”, relata Vampiro.

Encaminhamento

O processo seguiu, e o modelo criado de edital prevendo a criação das quatro praças de pedágios e o valor a ser cobrado foi encaminhado no primeiro trimestre deste ano para o Tribunal de Contas da União (TCU), onde está sendo analisado, antes de ser encaminhado para o Ministério de Infraestrutura e Mobilidade Urbana e ser lançado.

De acordo com o deputado, para que o edital não seja lançado, as lideranças catarinenses irão utilizar dois caminhos. Uma alternativa é técnica, um grupo de técnicos criados pela Assembleia Legislativa para explicar os motivos das objeções quanto ao número de praças; e a outra alternativa é a bancada catarinense pedir ao ministro Tarcísio Gomes de Freitas que reconsidere o número levantado pela ANTT.

O argumento das lideranças do Sul é a comparação realizada com o trecho Norte, onde em 270 quilômetros de rodovia, existem apenas três praças. No sul, desde Paulo Lopes, até Passo de Torres, são 220 quilômetros, e com a instalação previstas das novas quatro praças, o motorista passaria por cinco pedágios contando a já existente em Paulo Lopes, que está em funcionamento na chegada à Grande Florianópolis.

Eleições 2020

Para as eleições municipais de 2020, Vampiro, que é um dos nomes cogitados no MDB de Criciúma, afirmou durante entrevista realizada na redação do Jornal Gazeta na tarde desta segunda-feira, que não será candidato. Segundo ele, o MDB tem que realizar uma grande renovação em todos os municípios nas convenções internas marcadas para o próximo fim de semana.

O deputado pretende prestigiar o máximo de municípios possíveis na escolha dos novos presidentes e executivas emedebistas no Sul. Em Criciúma está cogitado para assumir a presidência o advogado Rodrigo Duzzionne. Em Içara, estão na disputa o presidente da Câmara, Rodrigues Mendes, e Fernando Mazzuchetti. “Esperamos que em Içara se chegue ao consenso até o dia da convenção”, pontua.