Vai acabar

Reunião realizada em Içara com representante do Ministério da Saúde não apresentou solução para a saída dos profissionais do programa Mais Médicos. Cinco profissionais já deixaram a função e outros podem tomar o mesmo caminho. Mesmo com contrato assinado por três anos, os médicos podem deixar o programa quando entenderem, sem qualquer tipo de ônus. Ao que tudo indica, o programa vai acabar. Será substituído por outro e neste praticamente nenhum município de Santa Catarina vai se enquadrar. Com isso, Içara vai ter que contratar os médicos para reforçar o atendimento. Esses médicos extras devem elevar os gastos em saúde em pelo menos R$ 1,3 milhão por ano. “A tendência é que o programa acabe. Com isso o município vai ter que ampliar os gastos com saúde para suprir a demanda”, explica a secretária Jaqueline dos Santos, titular da pasta da Saúde em Içara.

Subiu outra vez

A Petrobras autorizou um novo reajuste no preço da gasolina nas refinarias. A elevação de 0,5% já está valendo a partir de hoje. Essa é a sétima alta consecutiva do mês de março, que já fez o preço do combustível subir 10,8%. Somente neste ano a gasolina já foi reajustada em 21,47%.

Municipalizar

Prefeito de Criciúma e presidente da Amrec, Clésio Salvaro tem defendido que o Governo do Estado entregue as rodovias estaduais que cortam Criciúma e tem sugerido o mesmo para os municípios da região. Sugestão é para que cada cidade faça a manutenção no seu trecho. Evidente que, para isso, o Estado repassaria o recurso. “O Governo do Estado não consegue estar presente, não consegue acompanhar os problemas, e os prefeitos é que acabam sendo cobrados. A Via Rápida, por exemplo, está abandonada. Então o governo que repasse o recurso que vamos cuidar destas rodovias”, argumenta.

Plano Diretor

Empresários de Içara se reúnem nesta quarta-feira para discutir o Plano Diretor. Segundo o presidente da CDL, Alexandre Fernandes, o objetivo é avaliar o projeto e propor alternativas com o foco no desenvolvimento econômico de Içara. “Será uma reunião sem políticos, não queremos interferências. Queremos analisar e dar a nossa contribuição para que a cidade continue crescendo. Convoco as pessoas a participarem porque é um tema muito importante”, ressalta.

Sem participação

Vice-prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Guollo, desmentiu nota publicada ontem na coluna. Garante que o PP e sua equipe em Morro da Fumaça não participaram do processo que definiu o novo Conselho Fiscal da Cooperaliança. “Ficamos apenas observando”, assegura.

Recusa

Deputado Daniel Freitas comentou nessa terça-feira na Difusora a decisão de renunciar ao auxílio-moradia e à aposentadoria especial para parlamentares. “Não considero justo discutir um tema tão delicado e tão importante como a reforma da Previdência tendo esse benefício. Por isso abri mão desse benefício e também do auxílio moradia. A população renovou a Câmara esperando ações como esta”, ressalta.

A saúde

Assembleia Legislativa deve votar nos próximos dias o veto do governador Carlos Moisés a um projeto do deputado José Milton Scheffer. A proposta estabelece critérios para distribuição de recursos para os hospitais filantrópicos. “Só para o Sul do Estado este projeto garante R$ 25 milhões extras para os nossos hospitais. É um dinheiro que faz diferença para o caixa dessas instituições que fazem um trabalho diferenciado para a população”, explica Scheffer.

Bolsotrump

Saudado como Trump dos Trópicos Bolsonaro concedeu entrevista na madrugada dessa terça-feira para a Fox News. Falou de todas as polêmicas de seu governo, inclusive o vídeo do Carnaval. Ele também criticou os imigrantes, ao dizer que “a grande maioria dos imigrantes em potencial não tem boas intenções, nem quer o melhor ou fazer bem ao povo americano” e também citou os EUA como modelo a ser seguido.

Posse

O presidente do Legislativo de Criciúma, vereador Miri Dagostim, deu posse na tarde dessa terça-feira ao quinto suplente de vereador da coligação PSDB/SD/DEM/PV, Diego Nazario Goulart. Ele assumiu a vaga deixada por Alisson Pires (PSDB), licenciado pelo período de quatro meses.