O verão seguirá reservando dias bastante quentes na região. De acordo com a previsão da Epagri/Ciram, a semana será de calor intenso, com as temperaturas beirando os 40ºC em alguns municípios do Estado e a tendência vale também para Içara e Balneário Rincão, onde as máximas devem ser registradas entre quarta e quinta-feira, mantendo-se o risco de temporais.

Para Içara, a indicação é de sol com pancadas de chuva entre a tarde e noite de terça a quinta-feira. A umidade relativa do ar continua alta, entre 96 e 99% nos três dias, o que aumenta a sensação de abafamento. As temperaturas mínimas devem oscilar entre 21 e 23ºC, enquanto as máximas podem alcançar os 37ºC.

A previsão é semelhante para Balneário Rincão, com a diferença de que as temperaturas máximas devem variar entre 36ºC nesta terça, chegando a 38ºC na quarta e na quinta-feira. Os ventos seguem na média de 16 quilômetros por hora, com rajadas que podem alcançar os 45 quilômetros por hora.

“Na sexta-feira, haverá o aumento de nuvens, com chuva, trovoada e vento, favorecendo temperaturas menores, entre 34ºC, 35ºC, e queda acentuada da temperatura à noite. No sábado e no domingo, tempo mais fechado, com garoa, chuva e períodos de melhora, com temperaturas mais amenas”, descreve o meteorologista Piter Scheuer.

 

Estado

 

Para o Estado, os dados da Epagri/Ciram apontam para dias ensolarados nesta terça e quarta-feira. A chuva, se ocorrer, deve vir somente em forma de pancadas bem isoladas e passageiras no decorrer da tarde e noite. A temperatura será alta, de até 40°C em algumas cidades, com ventos nordeste a noroeste, de fracos a moderados.

Para quinta-feira, haverá o acréscimo de nuvens à tarde e chance de pancadas isoladas de chuva à tarde e noite em Santa Catarina. A temperatura continuará em elevação, acima de 30°C na maioria das regiões, com o vento norte passando para sul, fraco a moderado, com rajadas à tarde.

Na sexta-feira e no sábado, uma frente fria avançará pelo litoral do Estado, provocando pancadas de chuva e temporais isolados, especialmente do Planalto ao Litoral. O calor deve diminuir um pouco após a passagem da frente. No restante do período até o dia 10, há indicativo de pancadas de chuva frequentes em Santa Catarina, típicas de verão.

 

Acúmulo de lixo favorece os alagamentos

 

Com o calor elevado e a umidade relativa do ar na casa dos 90%, a possibilidade de pancadas de chuva fortes também aumenta. E um volume expressivo de água em um curto espaço de tempo favorece os alagamentos, sobretudo em áreas com acúmulo de lixo.

Os materiais descartados indevidamente às margens de rios, por exemplo, acabam represando a água, enquanto os detritos depositados nas ruas podem bloquear a entrada de bocas de lobo, prejudicando o escoamento.

Em Içara, foram espalhados pela área central coletores que permitem separar o lixo comum do reciclável. Além da coleta normal e da seletiva, materiais recicláveis podem ainda ser trocados por alimentos no programa Reciclou, Levou. O lixo eletrônico pode ser levado diretamente à Fundação do Meio Ambiente (Fundai) para o descarte correto e existe o projeto de criação de um ecoponto na cidade.