O Procon de Içara está preparando uma série de atividades para esta sexta-feira, a partir das 9horas, na Praça da Matriz São Donato. O ato será em alusão do Dia Mundial do Consumidor, criado para proteger e lembrar o consumidor dos seus direitos.

De acordo com a diretora executiva do Procon Içara, Karoline Calegari, a população terá um espaço para tirar dúvidas. “Estamos preparando atividades na praça, onde convidamos os consumidores para estar participando conosco e dos serviços que estaremos oferecendo”, declara.

Quem passar pela praça, terá à disposição orientações e palestras sobre o direito do consumidor, testes rápidos de saúde, além de poder tirar dúvidas sobre contabilidade e o Imposto de Renda, em uma parceria com o Sindicato dos Contabilistas (Sindicont).

Ainda durante as atividades, o Governo de Içara fará a entrega da expansão do projeto Içara Online, idealizado pelo Conselho Municipal de Defesa do Consumidor (Condecom), através de recursos do fundo próprio.

Além da democratização do acesso à internet nas regiões centrais do município, a ferramenta de importância social, cultural e econômica facilitará o comércio e a prestação de serviços.

Procura por direitos

No Brasil, a lei nº 8.078/90, que entrou em vigor em março de 1991, estabeleceu direitos básicos como a informação clara e precisa ao consumidor.

De acordo com o último ranking divulgado pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, os serviços mais reclamados em Santa Catarina são: telecomunicações (telefonia móvel e fixa), bancos, TV por assinatura, além de problemas com cartão de crédito.

Em Içara, o Procon, atua na aproximação do órgão com o cidadão. “Acreditamos que a aproximação, aliada à facilitação do exercício desse direito de cidadania, estimula a formação de consumidores mais conscientes de seus deveres e, também, exigentes de seus direitos”, finaliza Karoline.

O órgão municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas, e das 13 às 17 horas, com sede na rua Altamiro Guimarães, 356, Centro. O telefone é o (48) 3432-5299.