Ainda faltam três semanas para o encerramento oficial da programação de verão, mas a Administração Municipal de Balneário Rincão já comemora o sucesso da temporada, tida pelo prefeito Jairo Custódio como a melhor dos últimos anos. Segundo ele, um conjunto de fatores contribuiu para aumentar o número de veranistas e visitantes. E o gestor promete ainda outros eventos para manter a movimentação no município pelo menos até o início de março.

“Foi uma temporada em que muitas pessoas estiveram no Rincão, tanto veranistas quanto pessoas que vieram de outra região para visitar a nossa praia. Muitos veranistas ainda estão no município, mesmo com as crianças voltando às aulas. É claro que agora começa a diminuir o número de pessoas, pelo início do ano letivo. Mas pelo Carnaval, que vai se estender até o início de março, esperamos ter muitas pessoas ainda no Rincão”, projeta. “E a programação não vai parar, com os eventos que estão ocorrendo e vão ocorrer”, emenda Custódio.

Ele lembra que na temporada 2017/2018 não houve grandes períodos de calor, como ocorreu entre o fim do ano passado e janeiro deste ano, sendo essa uma das razões para o expressivo número de visitantes. “Tudo ajudou. O clima tem ajudado, tem dado o verão com muito calor. Também oferecendo outras condições na infraestrutura, como o calçadão. Quem passa pela orla fica encantado com a obra, além da programação que temos tido ao longo do verão”, cita o prefeito.

 

Segurança

 

Ele também ressalta a questão da segurança pública, fortalecida desde a temporada anterior. “Então são vários fatores que contribuíram para termos uma grande temporada, que ainda não acabou. Muitas pessoas que não pegaram férias em janeiro vão pegar agora em fevereiro e estão se deslocando, visitando a nossa praia”, aponta.

Conforme o prefeito, o trabalho da Administração num primeiro momento foi fortalecer a imagem de Balneário Rincão como o destino natural de moradores da região na estação mais quente do ano.

“Procuramos, criar um clima diferente para as pessoas falarem bem do Rincão, que pudéssemos oferecer mais condições às pessoas que estão aqui na região. Isso foi um ponto forte”, avalia.

 

Investimentos

 

Jairo Custódio entende que, com a aprovação do Plano Diretor, o município vai viver um momento diferente, principalmente na construção civil. “Vai atrair investimentos, como em hotelaria, que nós estamos precisando, para depois avançar a nível estadual com nosso município (na atração de visitantes de outras regiões”, considera.

“O Plano Diretor foi fundamental para atrair investidores. Tivemos um grupo chinês conversando com a gente, para discutir um projeto. Há um outro grupo que está preparando um condomínio na região que fica da plataforma até a Barra Velha, onde está saindo um, já em vendas, e está próximo de ser lançado o segundo”, acrescenta o prefeito.

Na opinião de Custódio, a possibilidade de construir prédios de até 14 andares – até então o limite era de quatro pavimentos –, também deve atrair moradores fixos para o Rincão. “Já estamos na prefeitura com o pedido de licenciamento para construir quatro prédios desses. Acredito que as pessoas estarão vindo morar na região, pela qualidade de vida que o Rincão oferece e porque chegar a Criciúma, com a Via Rápida, ficou mais facilitado”, pontua.

 

Show atrai mais de 25 mil pessoas ao município

 

Uma das apostas da Administração Municipal para atrair turistas ao município é a oferta de shows gratuitos. Com uma estrutura de 10 mil metros quadrados, a arena de shows do calçadão recebeu mais de 25 mil pessoas para assistir à apresentação da dupla sertaneja Maiara e Maraisa, na última quinta-feira, surpreendendo até os organizadores.

“Estamos fortalecendo o turismo, com a vinda desses shows. Nosso comércio é beneficiado, nossa cidade é beneficiada. Recebemos pessoas de outros estados que alugaram casas pelo aplicativo e ficaram aqui”, comemora o prefeito Jairo Custódio.

As irmãs subiram ao palco e cantaram seus maiores sucessos, além de muita dança e alegria, que agradou o público que aguardou o show, mesmo com atraso. “O evento foi muito bom, vieram pessoas de todo o Estado, e as cantoras ficaram presas no congestionamento, atrasando a chegada ao evento, mas o importante é que o evento foi um sucesso. Só temos que agradecer o público que participou”, afirma o diretor de Eventos do município, Fernando Casagrande.

E o final de semana teve muitos eventos em parceria com a prefeitura. No sábado, o Rincão recebeu o Enduro da Lua Cheia, a corrida Sunset Sand Run, na orla, e o Basquete Street no calçadão, além da festa das cores, que ocorreu em frente ao calçadão, um evento gratuito, para todas as gerações.