Tombada como patrimônio histórico da cidade, a Igreja da Misericórdia, localizada na área central de Içara, passa por restauração e os trabalhos entram na fase final. A obra, que começou em dezembro, tem previsão de término na semana anterior à Páscoa, que neste ano é celebrada em 21 de abril.

De acordo com a equipe técnica da Paróquia São Donato, a restauração consiste em melhorias na parte estrutural do prédio. “A gente precisa manter os traços originais, as cores e tudo mais, seguindo todas as normas burocráticas para restaurar e ao mesmo tempo preservar o patrimônio”, explica o pároco, padre Antoninho Rossi.

A reforma abrange o telhado, pintura externa e forro, madeiras que precisavam ser tratadas, além da parte elétrica. “A Igreja é um marco histórico de valor significativo, além de ser um centro religioso e de crença. O objetivo é manter sempre bela a casa de oração”, afirma o sacerdote.

O trabalho passa pela aprovação do Conselho Municipal de Cultura. “Realizamos visitas diárias para fiscalizar e observar se está sendo cumprido tudo aquilo que foi pedido”, relata a presidente do colegiado, Lilian Phillipi.
“É uma peça fundamental para a história da cidade e temos certeza que depois de pronto esse espaço vai trazer ainda mais valor para o município”, completa Harlan Mello, também integrante do conselho.

Museu Arqueológico do Rincão segue em obras

Em Balneário Rincão, o Museu Arqueológico Nossa Senhora dos Navegantes também passa por restauração desde setembro. O prazo para a conclusão das obras é de aproximadamente 60 dias.

Para a reforma, foram utilizados R$ 120 mil de verba oriunda do Governo Municipal. “Até fizemos uma solicitação junto ao Governo Federal, mas como a verba estava demorando muito para ser disponibilizada, o prefeito Jairo Custódio entendeu por bem iniciar as obras já com o orçamento municipal”, explica o secretário de Infraestrutura de Balneário Rincão, Nestor Back.

Os procedimentos realizados na obra compõem a instalação elétrica, troca de pisos, cobertura e pintura externa. A obra já está em fase de acabamento mas ainda não há previsão de quando o local voltará a receber o público.

Um dos principais pontos turísticos do Rincão, a antiga igrejinha, que abriga o museu, foi interditada há quase dois anos, devido ao risco de desabamento da cobertura. “Foi realizada uma vistoria no museu e na ocasião identificou-se que o telhado e o forro estavam em vias de ruir. Por isso, na época foi efetuado um laudo e solicitada a interdição, o que acabou ocorrendo. Era um risco manter o local aberto no estado em que ele estava. Não havia qualquer possibilidade de continuar recebendo visitantes”, conta Back.

“Estamos mantendo todo o detalhamento do local, sem perder a essência, como o piso de ladrilho que foi todo mantido”, ressalta a arquiteta e autora do projeto de revitalização, Fernanda Alves.

Enquanto o prédio ainda esperava pelas reformas, o pároco Bento Zilli aventou a possibilidade de a Igreja Católica requerer a edificação de volta, com o intuito de torná-lo novamente um templo religioso, algo que não se confirmou.