Lions atende 95 pacientes em Içara com Unidade Móvel

70

Objetivo foi diminuir o número de paciente na fila; Secretaria de Saúde também participou

O Lions Clube de Içara, em parceria com o Instituto Lions da Visão, promoveu no último sábado, mais uma ação para beneficiar a comunidade. Dessa vez, o município recebeu a unidade móvel do Hospital de Olhos, que atendeu 95 pacientes na escola Quintino Rizzieri.

Os contemplados com a iniciativa, estavam na lista de espera do Sistema Único de Saúde (SUS), que contava com 530 na especialidade de oftalmologia. Entre as atividades, foram efetuadas consultas, exames e a doação de 66 óculos para as pessoas que foram diagnosticadas com necessidade.

O trabalho envolveu a parceria com voluntários, entre esses, quatro oftalmologistas que atenderam pessoas que estavam na fila de espera. A parceria com a Secretaria de Saúde de Içara foi na chamada de pessoas que aguardavam atendimento.

“Esperávamos por isso há 10 anos e estamos felizes de envolver uma série de voluntários e proporcionar atendimentos que vão ajudar a diminuir a fila de atendimentos”, comentou Mara Rúbia Maria Modolon Lima, do departamento de sócios do Lions Içara.

“Aqueles que precisaram de óculos, realizaram a escolha da armação e receberão dentro de dez dias. Além disso, outros quatro atendimentos foram observados com precisão cirúrgica e já foram encaminhados para a Secretaria Municipal de Saúde”, colocou o diretor de serviços do Lions Içara, Júlio da Silva.

A presidente do Lions na cidade, Cátia Dolzan, ressaltou a importância do trabalho, que vem ao encontro dos objetivos do instituto. ”Foi um dia muito especial para nós! Conseguimos mostrar o trabalho para a comunidade, apresentando o Instituto Lions da Visão e ajudando alguns que estavam esperando por esta oportunidade”.

O evento contou também com a presença do presidente do Instituto Lions da Visão, Dr Otávio Nesi, que destacou a visibilidade desse momento. “Com a mobilização ajudamos o município na diminuição da fila do SUS e mostramos ao poder público a importância do Hospital de Olhos Lions, que está sendo construindo em Palhoça, e poderá resolver em partes, ou até mesmo em todo, os problemas oftalmológicos nos locais onde estamos inseridos”, finalizou o médico que também atendeu voluntariamente ao longo de todo o dia.

Um evento, sem data confirmada, ainda será realizado para fazer a entrega dos óculos.