A temporada pode até ter acabado, mas o verão continua. E no calor, nada melhor que degustar um bom drink com os amigos. E se estamos falando de drink e de brasilidade, impossível não falarmos de caipirinha. Nascida no Brasil, a caipirinha tem como base cachaça, limão e açúcar. Caso você utilize vodka, tem uma caipiroska e caso opte pelo rum, tem uma caipiríssima.

E a história da caipirinha é muito rica. Existem diferentes versões. Estudiosos dizem que ela nasceu como remédio para resfriados, quando a cachaça era misturada ao alho, limão e mel.

Porém, segundo aponta o historiador Luís da Câmara Cascudo, a caipirinha foi criada por fazendeiros latifundiários na região de Piracicaba, no Estado de São Paulo, durante o século XIX, como um drink local para festas e eventos de alto padrão, sendo um reflexo da forte cultura canavieira na região.

E as variações da caipirinha não são possíveis apenas com a bebida escolhida, mas também com as frutas. Dá para utilizar morango, melancia, melão e muitas outras. Deixo para você uma receita clássica e sensacional.

No Youtube eu tenho algumas receitas de caipirinhas. Acesse o Canal Cozinha com Almôndega e confira todas. No entanto, não abuse. A caipirinha é um drink forte. Beba com moderação e bom fim de semana!

Ingredientes

1 limão
1 dose de cachaça
2 colheres (sopa) de açúcar
cubos de gelo a gosto

Modo de preparo

Lave, seque e corte as extremidades do limão. Corte a fruta em oito gomos, da seguinte maneira: corte em quatro partes no sentido do comprimento e, cada parte, em duas metades. Transfira os gomos do limão para um copo baixo, junte o açúcar e amasse com um pilão. Complete com os cubos de gelo, despeje a cachaça e sirva a seguir.