O Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, localizado em Morro Bonito, Içara, prepara mais uma Festa da Misericórdia, que vai marcar seu segundo ano de inauguração oficial. Referência para muitos peregrinos do Brasil e até do exterior, o local acolherá celebrações religiosas que se estenderão por uma semana, de 21 a 28 de abril, e contarão com convidados especiais.
A missa de abertura, no dia 21, às 19 horas, será presidida pelo bispo da Diocese de Criciúma, dom Jacinto Inacio Flach. Nos dias 22 e 23, haverá uma missa diária, enquanto no dia 24 serão realizadas duas celebrações, além da tarde dançante para a terceira idade. As missas voltam a ocorrer diariamente nos dias 25 e 26. Para o dia 27 estão programadas mais duas celebrações.
Além da vasta programação com a presença de bispos de todo o país, a festa terá a participação do padre Antônio Maria. “Ele celebrará a missa de encerramento e também cantará algumas de suas canções”, revela o reitor do Santuário, padre Antônio Vander.
Ponto alto do evento religioso, o último dia iniciará com acolhida das romarias de toda a Diocese de Criciúma e adoração ao Santíssimo Sacramento, na Igreja da Agonia.
Haverá ainda pela manhã a caminhada com as bandeiras e estandartes dos Setores de Pastoral e Movimentos da Diocese, bênção da imagem do Sagrado Coração de Jesus e Santa Margarida Maria Alacoque, além de Santa Missa Solene presidida pelo bispo dom Jacinto Inacio Flach. Para a parte da tarde estão previstas mais três missas, antes da celebração conduzida pelo padre Antônio Maria.
Novidades
Os diversos espaços de devoção dentro do complexo religioso ganham novidades neste ano. Um auditório para mais de 400 pessoas está em fase de conclusão, novas imagens estão chegando e muitas outras surpresas estarão à espera dos milhares de fiéis que devem comparecer à Festa da Misericórdia.
“Também vamos lançar a pedra fundamental da Livraria do Santuário, dando sequência à missão de a cada obra inaugurada já lançar uma próxima”, comenta o padre Antônio Vander.
“O Santuário está recebendo calçamento. São 12,5 mil metros de paver que vamos colocar nesta etapa, o que corresponde a R$ 600 mil, R$ 650 mil de investimento que temos que fazer. Já fizemos uma metade do estacionamento, estamos iniciando a outra e até final de março tem que estar pronto tudo ao redor do Santuário”.
“Depois temos que calçar ao redor da Igreja da Agonia. Estamos lutando muito, trabalhando muito, para estar tudo pronto para a festa, para receber os peregrinos, os devotos e aqueles que vão às missas no Santuário”, completa o reitor.
Além das celebrações, uma grande estrutura será montada para acomodar os visitantes. A praça de alimentação vai oferecer diversas opções de lanches e um restaurante que, dentro do complexo, funcionará diariamente servindo almoço e jantar.