A empresa responsável por construir a praça no bairro Presidente Vargas, em Içara, tem estimativa de concluí-la até outubro deste ano, segundo informações do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Arnaldo Lodetti Junior. Contudo, ainda vai faltar a drenagem de um ponto próximo ao local, a fim de evitar alagamentos na área de lazer.

“No momento, eles estão trabalhando na terraplanagem e na armação da pista de skate. Até 30 de outubro é a previsão para concluir. O local onde está sendo construído a praça tem histórico de alagamento por ter um vale aos fundos, por isso será feita a macrodrenagem, que tem previsão de conclusão em dezembro”, explica o secretário.

O projeto para construir o espaço recreativo começou a ser elaborado em 2017, quando houve uma discussão entre os membros da comunidade para definir se a área pertencente ao município voltaria a ser um campo de futebol ou abrigaria uma praça multiuso.

Depois de inúmeros debates, uma consulta popular foi realizada na comunidade em dezembro daquele ano e, com 441 votos, entre 482 moradores que participaram, a escolha foi pela praça.

A partir daí, iniciaram trâmites para iniciar as obras, que já tinham recursos federais assegurados. Em agosto de 2018, ocorreu o processo de licitação para a contratação da empresa que ficaria responsável pelos serviços.

Com o processo concluído em outubro, no mês seguinte o prefeito Murialdo Gastaldon assinou a ordem de serviço. O início dos trabalhos, então, se deu em 13 de dezembro.

O local que anteriormente abrigava o estádio Paulino Biff receberá nos próximos meses a implantação de uma área de lazer, cultura e esporte, com quadra poliesportiva, cancha de bocha, academia ao ar livre, pista de skate, pista de caminhada, palco para apresentações, entre outros equipamentos.