A direção de escolas da rede estadual de Içara preparou nessa segunda-feira um dia especial para a chegada, e retorno, dos alunos no primeiro dia letivo de 200 que estão por vir. Houve distribuição de picolés, sacolés, e até músicas para recepcionar os estudantes. A estimava da Secretaria de Educação de Santa Catarina é de que mais de 500 mil alunos da rede estadual retornaram às aulas em todo o Estado.

Na escola Professora Salete Scotti dos Santos, no Centro de Içara, cerca de 800 alunos do ensino médio voltaram à rotina escolar nos três períodos: manhã, tarde e noite. Um aumento próximo a 25% em comparação a 2018. E, segundo a assessora de direção, Aline da Costa Giassi, boa parte dos estudantes já compareceram no primeiro dia.

“A grande maioria dos alunos não falta, porque querem conhecer os colegas, as salas de aulas. E os que já são nossos alunos estão acostumados a vir”, justifica.

Para recepcionar os estudantes, foram feitas atividades, a fim de socializá-los ao ambiente escolar. “Preparamos uma recepção bem aconchegante, com murais de boas-vindas, músicas, e também distribuímos picolés”, conta Aline.

As atividades foram parecidas na escola Antônio Colonetti, no bairro Jaqueline, para a recepção dos mais de 700 alunos matriculados, conforme a diretora Ana Paula Conti.

“Foi bem legal! Nós colocamos músicas para receber os alunos; os professores se posicionaram em frente à escola, batendo palmas esperando os alunos – todos devidamente uniformizados; também colocamos um telão, passando fotos dos alunos, e deixamos os alunos depois para socializar. E também teve um lanche especial, e entrega de chupe-chupe”, comenta Ana Paula.

No ano passado, os alunos foram recebidos com show do cantor Neguinho, no entanto, este ano não possível, porque a escola passa por reformas e houve conflito de agenda do músico. “Estamos tentando fazer um show dele no dia da inauguração da reforma da escola”, antecipa a diretora.

 

Preparativos

 

A escola de ensino fundamental Dimer Pizetti, no bairro Liri, também contou com a presença dos cerca de 280 estudantes matriculados. “São bem poucos alunos novos, a maioria já estava com a gente”, comenta a diretora Sonia Horácio Laureano.

Os preparativos para a chegada dos estudantes começaram há uma semana, de acordo com ela. “Aqui no Dimer, na semana passada preparamos a formação continuada de professores, e também toda a parte da recepção dos alunos. Eles foram recebidos com músicas, murais, apresentação de professores, da programação do ano letivo, das salas de aulas. Os alunos se sentiriam bem aconchegados com o ambiente que preparemos”, assegura.

 

Unidades escolares passam por reformas

Depois das férias, as três unidades voltaram com reformulações no ensino, e algumas com ampliação na parte estrutural. As escolas Antônio Colonetti e Salete Scotti dos Santos passam pelos dois processos, com novidades tanto na área pedagógica quanto na parte física.

A escola do bairro Jaqueline, desde o ano passado, passa por uma ampliação física, que ainda necessita de acabamentos finais para a inauguração. “Falta a cobertura e acabamentos das três salas de aula, do auditório, da cozinha, e dos banheiros. Acredito que no fim de março conseguimos concluir”, projeta a diretora Ana Paula Conti.

Após a conclusão dessa etapa, inicia uma nova: a construção da sala administrativa que, segundo a diretora, não iniciou junto às outras devido à logística. “Porque se não íamos ficar desalojados”, explica.

Na escola Salete Scotti dos Santos, as reformas estão sendo feitas no ginásio, em incentivo ao esporte no ambiente escolar. “No ano passado, o ginásio recebeu a parte de acabamento e reboco. Agora ainda falta a última etapa, que é a construção da arquibancada e mais algumas reformas”, informa a assessora de direção, Aline Giassi.

As obras no ginásio ainda não têm data marcada para a inauguração. “Porque precisamos conversar com a nova gestão (da Gerência Regional de Educação). E precisamos esperar a reorganização deles”, expõe.

 

Área pedagógica

 

Além das reformas, há novidades na área pedagógica das escolas, incluindo o Dimer Pizzetti. Todas as escolas da rede estadual em Santa Catarina passam a realizar avaliações trimestrais, ao invés de bimestrais. “A mudança é que vamos ter ao invés de quatro bimestres, vamos ter três trimestres, seguindo a nova normativa”, explica a diretora Sonia Horácio Laureano.

Também há novidades na escola do Jaqueline, pois este ano, no dia 14 de maio, a instituição completa 35 anos de fundação. “Durante a semana pedagógica, trabalhamos o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Então as atividades vão ser voltadas para um aumento do IDEB, e também para os 35 anos da unidade escolar”, adianta Ana Paula.