Ainda sobre as posses

Como já abordamos neste espaço na edição de ontem, a semana termina com a posse dos novos deputados na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Evento está programado para às 9 horas desta sexta, na Alesc. Mas é preciso retornar ao tema, pela importância que a nova legislatura terá no futuro do Estado e sobretudo no Governo de Carlos Moisés. Em comparação ao último mandato, a renovação será de 55%. A dúvida é: qual será o desempenho deste novo parlamento? Qual será a produção de parlamentares que nunca tiveram experiência na vida pública? O Sul do Estado será representado pelos parlamentares Ada de Lucca, Volnei Weber e Luiz Fernando Cardoso (MDB), Rodrigo Minotto (PDT), José Milton Scheffer (Progressistas), Júlio Garcia (PSD) e Jesse Lopes (PSL). Sem um representante no Executivo, como ocorreu ao longo dos últimos anos, a importância dos legisladores aumenta e muito. Eles terão a missão de defender as bandeiras da região e contribuir para que o Sul continue recuperando o terreno perdido e possa, aos poucos, se equiparar com outras regiões do Estado, bem mais desenvolvidas.

O presidente

Logo após a sessão de posse, que será conduzida pelo deputado Romildo Titon (MDB), o parlamentar mais velho, uma nova sessão será aberta para definir o novo presidente da Casa. A tendência é que Júlio Garcia confirme essa condição pela terceira vez. Na Alesc, não há registro prévio de chapas. A definição ocorre na hora. O MDB chegou a ensaiar a candidatura do deputado Nadal e vai garantir a Júlio uma eleição por unanimidade. Em seguida, o próprio Júlio vai abrir uma terceira sessão. Já como presidente, ele comanda a eleição dos demais membros da Mesa.

Içara como referência

A educação de Içara segue sendo referência para a região por sua competência comprovada em números. Ao longo dos últimos anos, a içarense Juci Fernandes ocupou a vaga no comando da Gerência Regional de Educação. Juci saiu de cena com o início do Governo de Carlos Moisés, mas outra içarense já foi convocada. Função vai ser exercida por Ronisi Guimarães. Ela é efetiva na escola Ângelo Zanellato.

Piorou

Pelo terceiro ano seguido, o Brasil piorou no ranking da corrupção divulgado pela Transparência Internacional. O índice leva em conta a percepção de especialistas, consultores e executivos. Entre os 180 países analisados, o Brasil aparece na posição 105, a pior desde 2012.

Morre Lédio Rosa

Morreu na madrugada da última terça-feira o ex-desembargador Lédio Rosa de Andrade. Ele estava em casa desde a última quinta, quando recebeu alta depois de se internar para tratar problemas cardíacos. Natural de Tubarão, Lédio tinha 60 anos e no último ano disputou uma vaga no Senado pelo PT. Lédio era casado, tinha três filhas e uma neta.

Um novo parque

Prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, pretende se transformar no prefeito dos parques. Depois do Parque das Nações e o dos Imigrantes, ele começa agora a trabalhar no Parque Centenário, aquele onde fica a prefeitura. Prefeito pretende investir cerca de R$ 4 milhões e estar com ele pronto até o próximo dia 6 de janeiro, aniversário da cidade. “Parque é qualidade de vida. É o mais eficiente posto de saúde de qualquer município”, argumenta.

Rompimento

O custo operacional do sistema de abastecimento de água em Criciúma foi motivo de debate nesta semana, no Paço Municipal Marcos Rovaris. O prefeito Clésio Salvaro, em reunião com o presidente da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), Reno Luiz Caramori, encaminhou o rompimento do contrato entre a Administração Municipal e a autarquia que fiscaliza e orienta a prestação de serviços públicos concedidos.

Os motivos

Para o rompimento do contrato, Salvaro colocou como motivo a insatisfação com o trabalho prestado pela Aresc ao Governo de Criciúma. “Hoje a gente não sabe quanto custa para colocar água tratada na torneira do consumidor. A Aresc não presta o suporte que Criciúma precisa. Depois de análises e muitas conversas, decidimos comunicar a empresa que tem 60 dias para romper o contrato com a prefeitura de Criciúma”, destaca. No entanto, o prefeito solicitou ao presidente da Aresc a dispensa de prazo para a quebra de contrato com a autarquia. “Nenhuma empresa vai, em hipótese alguma, prejudicar o município e os criciumenses “, assegura. A Aresc mantinha contrato com a Administração Municipal desde 2011.

Decreto

O governador Carlos Moisés assinou um decreto que isenta o medicamento Spinraza, utilizado em pacientes com atrofia muscular espinhal (AME), do pagamento de ICMS em Santa Catarina. A nova regra terá efeito retroativo a 1º de janeiro. “Com esta decisão, Santa Catarina proporciona, imediatamente aos pacientes, economia no custo total do tratamento da doença. O remédio é uma das únicas maneiras de amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos portadores da AME”, avaliou o governador.