A ocorrência de acidentes causados por choques elétricos é maior no verão, tendo em vista que durante a estação o fator água está sempre presente, na praia, piscina, lagoa – e a combinação com aparelhos eletrônicos pode resultar em incidentes, inclusive, fatais. Entretanto, o risco pode ser evitado se seguidas orientações simples, conforme o comandante do Corpo de Bombeiros de Içara, capitão Renan Fernandes.

“A primeira medida é ler o manual do equipamento, pois assim a pessoa vai saber todas as informações do aparelho, desde o funcionamento até a sua vida útil”, recomenda o militar.

Outra indicação, e talvez a mais importante, é evitar contato com qualquer aparelho eletrônico quando estiver com o corpo molhado. E muito menos levar esses equipamentos para contato com a água.

Mas mesmo atitudes comuns do dia a dia podem apresentar risco. “Não se deve desligar o equipamento puxando-o pelo cabo, porque isso causa rompimento dos fios. E futuramente esse desgaste pode dar origem a um choque elétrico. A pessoa sempre deve desligar pelo plug do equipamento”, orienta.

Outra situação que o tenente Arthur Silveira Júnior, também do Corpo de Bombeiros de Içara, cita é a ligação entre tomada e crianças. “Todas as tomadas é interessante deixar fora do alcance das crianças e dos animais. Criança é por natureza bastante curiosa e por isso sempre está colocando a mão em locais que lhe chamam a atenção”, lembra.

Silveira ainda enfatiza os cuidados com o chuveiro elétrico, que precisa estar desligado sempre que for alterar a posição da chave seletora. “Da mesma forma, se for fazer qualquer tipo de manutenção em aparelho elétrico ou instalação elétrica da casa, a pessoa tem que desligar a chave geral para realizar este trabalho. Qualquer coisa que for fazer na parte elétrica, tem que estar com a chave geral desligada”, reforça.

 

Cortador de grama e lava-jato

 

O oficial pontua que na época de verão muita gente utiliza o cortador de grama, que igualmente pode apresentar riscos. “Ele é elétrico e temos que tomar cuidado, porque não podemos cortar grama em dias de chuva, por exemplo, ou se a grama estiver úmida, com poças de água, porque pode sofrer um choque elétrico”, observa.

“Outro cuidado, porque nesta época do ano aumentam os atendimentos, é em relação ao lava-jato, pois este é um equipamento que ao mesmo tempo estamos trabalhando com água e com eletricidade, então tem que sempre estar bem isolado, porque ele automaticamente se torna um ótimo condutor de eletricidade”, declara.

 

Como se proteger dos raios?

 

Não só os acidentes com a rede elétrica representam risco, mas também os raios, comuns durante as tempestades de verão. Nesse caso, se a pessoa estiver na praia, a recomendação é procurar um local seguro.

“Principalmente, não tomar banho de mar quando estiver formando tempestades. Caso não consiga se afastar do local e ir a um local seguro, a pessoa deve se abaixar em posição fetal. Porque a descarga elétrica atinge o ponto mais alto, que no caso é a cabeça da pessoa se ela estiver de pé”, explica o capitão Renan Fernandes.

Em situações em que a pessoa se encontra desprotegida de estrutura física, o comandante do Corpo de Bombeiros de Içara indica como agir. “Nunca se abrigar embaixo de árvores ou postes; sempre buscar um local seguro, coberto e protegido”, sugere.

Os automóveis podem ser essa opção segura. “O carro, por exemplo, é seguro por causa da Gaiola de Faraday, porém é importante lembrar de não se encostar à lataria”, enfatiza o militar.