No retorno da JMJ, olhar atento e escuta ao chamado na comunidade

Alguns dias já se passaram desde o fim da 34ª edição da Jornada Mundial da Juventude. Nas lembranças daqueles que a vivenciaram, os ensinamentos do Papa Francisco ecoam, insistentemente, em seus corações. É o caso da jovem Mariá de Mello, da Paróquia São Donato, de Içara, que participou do encontro com as jovens Julia Dagostim Viana e Leidiane Candido Reus.

Ela afirma que, retornando para casa e para o convívio da comunidade eclesial, é forte o desejo de seguir os pedidos do Papa Francisco, e de lutar pelo desenvolvimento de uma cultura de acolhida, promoção e entrega.

“Nessa JMJ, pensamos sobre o nosso futuro, a vivência de nossa vocação em favor da Igreja e do próximo. Refletindo, humildemente, as palavras do Papa, percebemos o quanto somos privilegiados com fortes raízes, feitas por oportunidades, educação, família e comunidade. Pensamos então, o que devemos fazer para sermos influencers, assim como Maria, que teve coragem de dizer sim a sua missão, e ajudar os demais jovens a construírem também suas raízes, principalmente em um mundo tão conturbado pela cultura do abandono, que marginaliza jovens e os faz sentirem-se invisíveis”, diz  Mariá.

“Essa JMJ nos levou a um crescimento individual, espiritual e vocacional, mas nos deixa na responsabilidade de, ao chegar em nossa diocese, também lutar pelos demais, pelos oprimidos, esquecidos e abandonados. Lutar com o coração, para que o resultado dessa experiência seja visto mais adiante”, completa.

Gratidão por viver o momento

Também a jovem Julia Dagostim Viana destaca a experiência na JMJ e sua gratidão por viver este momento. “Foram dias de experiências únicas, cheias de aprendizados, lições e ensinamentos que só mesmo vivendo para entender. Sinto-me grata a Deus por Ele ter me proporcionado esses momentos. Foi lindo ver o mundo inteiro unido em busca do mesmo propósito, de Deus. Aprendizados, lições, experiências, vivências e empatia. Depois da JMJ Panamá 2019, é impossível olhar a vida com os mesmos olhos”, conta a jovem.

Olhar para as diferentes vocações

A jovem Leidiane Candido Reus destaca o olhar sobre a vocação que cada batizado recebe. “Refletimos também sobre as diferentes vocações e sua importância na vida em comunidade. Todos nós recebemos, do Espírito Santo, dons que devem ser colocados a serviço do bem comum. Somos chamados a testemunhar Jesus, levando seu amor incondicional a todos os povos. Papa Francisco também destaca que os jovens não são o futuro da Igreja, e sim o agora. Esse agora é estar disponível ao serviço do Reino e à construção de um mundo melhor; estar disponível ao outro que precisa de ajuda, sabendo acolher com o coração aberto”, pontua.

Padre Joel Sávio inicia nova missão como pároco

Na noite de domingo, a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, que congrega cinco comunidades na região do bairro Boa Vista, em Criciúma, acolheu oficialmente o seu novo pároco. A Paróquia, até então conduzida pelo padre Eloir Borges, que passa a ser vigário da Paróquia São José (Catedral), ficará aos cuidados do padre Joel Sávio, que assume a função de pároco após seis anos dedicados à Coordenação de Pastoral da Diocese de Criciúma. A nova missão foi assumida na missa presidida por dom Jacinto Inacio Flach, na igreja Nossa Senhora Aparecida. Padre Joel tem 37 anos e é natural de Turvo; ingressou no seminário com 15 anos de idade e após 13 anos de formação, foi ordenado padre em 19 de fevereiro de 2011.