Atualmente estagnada, a primeira etapa do Terminal Intermodal Sul (TIS) precisa ser construída até agosto deste ano. Caso não ocorra dentro do prazo estipulado pelo cronograma apresentado ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, o terreno na comunidade de Esperança, em Içara, terá que ser devolvido ao município.

“O Conselho deu prazo até agosto para a empresa executar parte da obra. As obras começaram e foram interrompidas. Agora, o consórcio terá até agosto para entregar uma parte do serviço”, explica o presidente do Conselho, Paulo Brígido, também secretário de Desenvolvimento Econômico de Içara.

Conforme Brígido, o consórcio terá duas opções: respeitar o prazo estipulado, dando mostras que a implantação será efetivada, ou desistir de viabilizar o terminal, devolvendo a área. “A empresa precisa entregar até agosto uma parte, não a obra toda, ou a prefeitura pede o terreno de volta”, avisa.

Segundo um dos representantes do consórcio, Jayme Zanatta Filho, o investimento previsto para a primeira fase é de R$ 5 milhões, deixando o terminal pronto para operar a partir de 2020.

O terminal é um operador logístico multimodal que dará suporte às operações de embarque e desembarque de contêineres, ligando por via férrea o distrito industrial içarense ao Porto de Imbituba.

O contrato para a implantação do Intermodal foi assinado em 2015. A previsão inicial era de que as obras iniciassem num prazo de seis meses após obtidas as licenças ambientais, com as operações começando ainda em 2016. Entretanto, apenas a terraplanagem foi realizada, já em 2017.

O último cronograma de operações apresentado ao município previa para o primeiro semestre de 2018 a realização da parte asfáltica e o desvio da linha férrea. Já no segundo semestre, o Intermodal deveria estar em funcionamento. Entretanto, essas etapas não foram sequer iniciadas.