A Cooperativa Aliança – Cooperaliança –, de Içara, definirá na próxima semana o novo Conselho de Administração, Conselho Fiscal e delegados junto à Federação das Cooperativas de Energia do Estado de Santa Catarina (Fecoerusc). As inscrições encerraram nessa terça-feira, com o registro de duas chapas interessadas ao pleito.

A Chapa 1 – Dedicação e Compromisso, é encabeçada por Reginaldo de Jesus, o Dedê, ex-gerente da concessionária de energia elétrica, tendo como vice Paulo da Silva e Anselmo Freitas como secretário, além de Henrique Guglielmi, Quintino Pavei, Fernando Selinger, Cleber Luiz da Silva e Samuel Baldissera como candidatos a conselheiros.

Para o Conselho Fiscal, a nominata traz Higor Robetti, Evanor Prudencio e Marcelo Silveira Cascaes (efetivos), Carlos Tibincoski Dagostin, Valmir José Ferreira e Giovani Felipe da Silva (suplentes). Como candidatos a representar a cooperativa junto à Fecoerusc, aparecem Moacyr Francisco, Evanir Calegari (efetivos), Fabio Dela Bruna e João Rodrigues.

A Chapa 2 – Aliança da Mudança – é composta por Josimar da Silva como candidato a presidente, com Rogério José Cardoso de vice e Renato Novelli de secretário, além dos conselheiros Jaci Albino, Leonel Rabello Simão, Arlei Motta e Claudionor Estácio Rafael.

Para o Conselho Fiscal, concorrem Wagner Venerio, Juceli Eufrásio, Carlito Antonio Rabelo (efetivos), Helio de Souza Nascimento, Celso Luis da Silva e Fabio da Silva Paradela (suplentes). Como delegados da Fecoerusc são propostos Debrandino Delfino, Luiz Carlos de Bitencourt (efetivos), Jorge Piazzoli e Jucemar Gonçalves (suplentes).

“Precisamos manter o subsídio para continuar com a tarifa no patamar atual. Também vamos tentar, junto ao Ministério de Minas e Energia, a exclusão da cobrança de encargos de CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) das tarifas. Outra necessidade é a ampliação da subestação de Balneário Rincão”, lista Reginaldo de Jesus.

“Nós vamos fazer uma auditoria dos últimos oito anos e, se possível, dos 20 anos. Precisamos dar transparência de quanto entra na cooperativa e para onde vão esses recursos. Também vamos realizar as compras diretamente de fábrica, estabelecer um valor justo para a tarifa de energia e implantar a participação nos lucros”, projeta Josimar da Silva.

Assembleia será aberta no dia 25

A Assembleia Geral Ordinária (AGO) abrirá os trabalhos em 25 de janeiro, para debater diversos assuntos que dizem respeito à instituição, e encerrará no dia seguinte, com a posse dos eleitos. Durante o evento, todos os associados aptos ao voto possuem direito de opinar sobre os mais diversos assuntos que dizem respeito à cooperativa e decidir quem fará parte da gestão nos próximos anos.

“Será o momento onde os associados irão escolher aqueles que estarão à frente dos trabalhos pelos próximos anos e também os conselheiros fiscais do exercício de 2019”, aponta o presidente Jorge Rodrigues. Ainda segundo ele, a Assembleia Geral Ordinária (AGO) é um dos momentos mais importantes da Aliança e a participação de cada um é fundamental.

O evento será, como nos demais anos, nas dependências da escola Professora Salete Scotti dos Santos, por não haver acomodações na sede administrativa da empresa. Estão restritos à participação apenas os associados da Cooperaliança, em dia com as obrigações financeiras.

A apuração dos votos ocorre logo após o encerramento da votação. Assim que confirmado o resultado, os novos gestores serão empossados.