A morte de um idoso de 69 anos, ocorrida na última quarta-feira, foi motivada por vingança e disputa pela herança. É o que apurou a investigação da Polícia Civil de Balneário Rincão e equipe da Operação Veraneio, que no sábado culminou na apreensão de um adolescente envolvido no crime de latrocínio.

Segundo o delegado Jorge Giraldi, os demais comparsas também estão identificados, assim como a mentora do crime, filha do idoso, de 34 anos. A investigação apurou que foi ela quem acionou o interfone. Ao pedir que o pai abrisse o portão, ela facilitou a entrada de outros quatro comparsas na casa, entre eles um adolescente.

Em seguida, eles amarraram o idoso e o levaram para Rio Cedro Médio, no interior de Nova Veneza. Já com mãos e pés atados, ele foi apunhalado várias vezes no peito e na nuca. Depois de matá-lo, colocaram fogo na casa, localizada no bairro Lagoa dos Esteves, e no carro, abandonado em Barra Velha, para não deixar pistas.

A filha teria ressentimentos com o pai por ter apanhado na infância e também estaria de olho na morte do aposentado para poder ficar com a herança. Além da apreensão e internação do adolescente, um dos suspeitos já foi interrogado e também foram recuperados objetos roubados da vítima.

O delegado da Operação Veraneio em Balneário Rincão, Jorge Giraldi, representará pela prisão dos três comparsas e da filha da vítima.

Caso semelhante

O caso é semelhante a outra ocorrência registrada pela Polícia Civil de Içara em dezembro e igualmente esclarecida logo em seguida. No dia seguinte ao latrocínio, a polícia já conseguiu identificar uma mulher envolvida no latrocínio e a motivação para a morte do proprietário de uma floricultura localizada na rodovia Paulino Búrigo (SC-445), no bairro Presidente Vargas.

A polícia chegou até ela porque, na manhã seguinte ao crime, a mulher sacou R$ 2,5 mil utilizando o cartão do empresário morto. Quando houve a prisão, a suspeita chegou a acusar outro rapaz pelo assassinato. Quatro dias depois, porém, o filho da acusada, um jovem de 18 anos, se apresentou na delegacia e confessou ter matado o empresário de 70 anos, utilizando um pé de cabra no crime.

A mãe do rapaz também teve participação ao ajudar o filho a abandonar o corpo envolto num colchão junto com um móvel, na caçamba de uma caminhonete Ford F-1000, nas proximidades da Corda Bamba, na rodovia Jorge Zanatta. No carro com o cadáver também estava o neto da vítima, que presenciou o crime. A criança de cinco anos conseguiu se soltar e pedir socorro.