Reitero que o mundo gira em torno da carne, mas não do gado
Aprenda a substituir a carne bovina pela suína e delicie-se com pratos saboroso, nutritivos e baratos.
Hoje, continuamos a falar sobre as alternativas para os elevados preços da carne bovina. Que tal a carne suína? O Brasil é hoje o quarto maior produtor e exportador de carne suína do mundo. Aqui, temos uma completa cadeia produtivas, que vai desde o plantio do alimento dos animais, até os cuidados contra doenças, produção e processamento da proteína.
Antigamente, a carne de porco era cercada de preconceitos. No entanto, atualmente, o mercado evolui muito e certos mitos não existem mais;
CARNE SUÍNA É GORDA DEMAIS! Errado. Existem cortes no porco que são até mais magros que o peito de frango, por exemplo.
CARNE SUÍNA É SECA E SEM SABOR! Para! A carne suína, como a bovina tem ponto. Se você passar do ponto, assim como a proteína de boi, ela perde suculência. Os antigos diziam que devemos consumi-la sempre bem passada, em função de contaminações. Os tempos hoje são outros, onde os métodos de produção requerem rigorosos cuidados. Isso é definitivamente, um mito, pois não existem mais as pessoas criando porcos em casa, por exemplo.
CARNE SUÍNA É DIFÍCIL DE SER PREPARADA! Mentira! A carne suína tem rápido preparo com bifes grelhados na churrasqueira ou na frigideira. Ela ainda permite a produção de hambúrgueres e combina muito bem com especiarias, obtendo sabores variados.
Pensando no melhor aproveitamento dessa rica proteína, o Chef PV Show te ensina receitas surpreendentes.
Choriburger: O Choriburger é um choripan feito em formato de hambúrguer.
Ingredientes:
- Hambúrguer de linguiça 200g
- Pão de hambúrguer
- Chimichurri
- Queijo mozzarella
Grelhe as carnes na churrasqueira no na frigideira por 2 a 4 minutos de cada lado. Vire a carne apenas uma vez e adicione em seguida o queijo. Aquelas os pães. Monte as camadas com o pão, hambúrguer e completo com chimichurri em cima do queijo. (vídeo com essa receitas se encontra no Canal Cozinha com Almôndega no Youtube)
Tempero para carne de porco: Essa é apenas uma das inúmeras formas de se temperar a carne de porco.
Ingredientes (tempera 700g de carne)
- 3 dentes de alho picados
- 1 colher (sopa) de Salsinha Desidratada
- 1 colher (sopa) de Cominho
- 1 fio de azeite
- Suco de 2 limões
- Sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo:
Com um garfo ou com a pontinha da faca, faça alguns furinhos na carne.
Em uma tigela coloque a carne de porco e junte o suco do limão, o alho, a salsinha, o cominho, a pimenta, o azeite e o sal. Misture bem, massageando a carne e deixe marinando por 30 minutos antes de assar, grelhar ou fritar.
Medalhão de porco: Uma receita espetacular, que pode ser feita na frigideira ou na churrasqueira.
Ingredientes:
- 500g de medalhões de lombinho de porco
- 250g de bacon fatiado
- Sal
- Pimenta
- 1 colher de chá de azeite de oliva
- 1 cebola em rodelas finas
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
- 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
- 100ml de vinho branco seco
Modo de preparo: Enrolar uma fatia de bacon, prender com auxílio de um palito e temperar com sal e pimenta. Aquecer uma frigideira, regar com o azeite e selar os medalhões 3 minutos de cada lado. Com auxílio de uma pinça, virar o medalhão e dourar o bacon de sua lateral. Dispor em uma assadeira e levar ao forno preaquecido a 200 graus por, aproximadamente, 25 minutos. Na mesma panela dourar a cebola, caso necessário, retirar o excesso de gordura da panela. Juntar o açúcar e depois de caramelizada a cebola adicionar o vinagre e o vinho. Cozinhar por 5 minutos ou até que o molho esteja encorpado. Servir o medalhão e sobre ele dispor o molho.
Essas são apenas algumas das inúmeras formas de saborear a carne suína. Se você tem uma receita espetacular e quer compartilhar conosco, mande sugestão para cozinhacomalmondega@gmail.com.