Unidade de Terapia Intensiva completou a primeira semana de atividade com a lotação máxima
A Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Donato completou a primeira semana de atividade atingindo a lotação máxima. Oito leitos simultâneos estavam ocupados e outras duas admissões já haviam sido autorizadas até o fechamento desta edição. Dentre os 12 pacientes recebidos até agora, três receberam alta e um foi transferido para atendimento particular. Dentre os 10 leitos disponíveis, dois são de isolamento e também já foram ocupados para esta finalidade por dois pacientes.
“Cada caso é analisado por uma equipe que vai além do médico intensivista. Temos enfermeiros, farmacêuticos, nutricionista, fisioterapeuta e uma psicóloga envolvida na definição de medidas individuas”, indica a gerente de Enfermagem, Fabiane Felisbino. “Tivemos três vidas salvas. Isso já é um resultado extraordinário. Recebemos pacientes de Içara, Imbituba, Araranguá, Orleans e Criciúma. É um mapa que vai se expandir cada vez mais. E nosso empenho será para que cada paciente tenha o melhor atendimento possível”, pontua o diretor-administrativo, Júlio César De Luca.
A conclusão estrutural da UTI ocorreu em dezembro de 2018 com a aplicação de quase R$ 6 milhões do Governo do Estado, que também vai investir no custeio até que a responsabilidade pelo repasse seja do Ministério da Saúde. Para a ativação dos leitos de terapia intensiva – não existentes até então em Içara – foram contratados diretamente 31 colaboradores com processo seletivo interno e externo. Quase 15 profissionais também compõem o suporte médico e o atendimento terceirizado dos demais serviços vinculados.