Uma das principais reclamações relatadas pela população é a demora em receber atendimento em algum serviço do SUS. Mas essa fila, que acaba se formando, poderia ser evitada se muitas das pessoas que faltam às consultas avisassem ou simplesmente honrassem o compromisso. Dados coletados pela Secretaria Municipal de Saúde apontam que durante os primeiros meses do ano, foram 7.798 faltas, de um total de 76.920 consultas agendadas.

Os dados correspondem a consultas médicas agendadas pela Atenção Básica, consultas odontológicas, pediátricas, atendimentos de fisioterapia pelo Cefito, Ambulatório de Saúde Mental, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e relacionadas ao Centro de Especialidades Médicas (CEM) – atendimentos de urologia, reumatologia, endocrinologia, proctologia, gastrenterologia, cardiologia, nefrologia, neurologia geral, neurologia pediátrica, otorrino, nutricionista, dermatologia, angiologia, cirurgia pediátrica, ortopedia e cirurgia geral.

De acordo com a secretária de Saúde, Jaqueline dos Santos, o absenteísmo (ausência no trabalho, dever ou obrigação) impacta negativamente no atendimento à população. “Com isso acarreta prejuízo aos próprios usuários do SUS, prolongando o tempo de espera entre a consulta e o agendamento. Cada falta sem justificativa antecipada é vaga de outra pessoa que está sendo tirada”, comentou.

“Cada falta sem justificativa antecipada é vaga de outra pessoa que está sendo tirada”, Jaqueline dos Santos.

Entre os números apurados, os que mais chamam atenção estão voltados para o atendimento do Ambulatório de Saúde Mental, que abrange os atendimentos de psiquiatria e psicologia, tanto adulto, quanto infantil. Desses, foram marcados 3.780 consultas, com uma falta de 840 pacientes. “É importante a conscientização, tem que haver uma relação de empatia, sabendo que esta vaga perdida prejudica outra pessoa que poderia ser beneficiada com o agendamento”, completou a secretária.

Para colaborar com a diminuição de filas, o paciente que não puder comparecer a consulta, deverá fazer o cancelamento em até 48 horas antes. O cidadão deverá procurar a Unidade de Saúde ou telefonar para a secretaria de Saúde para avisar que não poderá comparecer. O telefone da secretária é o 3431-3734 ou 3431-3700.

Confira o número de consultas marcas e faltas nos primeiros meses do ano:

Tipo de atendimento Consultas Marcadas Nº de faltas
Atenção Básica 45547 3342
Odontologia 8173 1278
Pediatria 850 118
Centro de Especialidades Médicas 15840 1798
Cefito/Fisioterapia 1200 240
Ambulatório de Saúde Mental 3780 840
Centro de Especialidades Odontológicas 1530 182