Livro marca os 70 anos da Paróquia São Donato

261

Obra é da escritora e colunista do Jornal Gazeta Maria de Fátima Pavei

Içara

A Paróquia de São Donato completa 70 anos de história no dia 7 de agosto, sexta-feira, e será eternizada na obra da escritora e colunista do Jornal Gazeta Maria de Fátima Silveira Pavei: “Paróquia de São Donato de Içara – 70 anos – 1950/2020. “Dediquei-me com muito amor e amo ajudar as pessoas, por isso toda a renda do livro será revertida para as obras de reforma da Igreja Matriz”, explica a autora da obra. O lançamento do livro será após a realização da Missa em Honra a São Donato, na sexta-feira.

O livro conta a história de Içara, traz biografia dos padres, dados das comunidades, dentre outras curiosidades. A obra surgiu após um trabalho de pesquisa, que a autora fez para buscar dados de todos os padres que passaram pela Matriz São Donato. Também traz a história de todos os leigos, que não mediram esforços para que a igreja fosse construída e também pelas modificações que passou ao longo dos anos. “O livro dos 70 anos da Igreja São Donato nos levará a sentir a presença de Deus, pois há pensamentos bíblicos em toda a obra”, destaca Maria de Fátima.

Esta é a sétima obra da professora Maria de Fátima Pavei, que está aposentada, após vários anos exercendo o ofício de estar em sala de aula. O primeiro livro foi em 2006 e 2007, quando foi vencedora de dois concursos, de conto com o texto “Alucinada” e de crônica com o texto “A Lagartixa e o gato”. Em 2008, o projeto “quem ama literatura, ama a APAE” deu origem ao livro “Dois Olhares a Quatro Mãos Falam Daquilo que Ouvem”.

No ano de 2010, Maria de Fátima idealizou o Concurso Público para a escolha do Hino Oficial dos 50 anos de emancipação de Içara, foram lançados os livros “Dois Olhares a Quatro Mãos Falam Daquilo que Ouvem” (coautor – Alexandre Moreira), cuja renda foi revertida à APAE. “Eco de Duas Vozes: Verso & Prosa – Guia da Nova Ortografia” (coautora – Elza de Mello Fernandes). “Eco de Duas Vozes: Lendas & Folclore” (coautora – Elza de Mello Fernandes).

No ano de 2012, foi lançado a obra “Além dos Trilhos do Trem – 1961/20111 – 50 Anos de Emancipação Política de Içara”. “Colégio Cristo Rei – 50 Anos Educando Gerações – 1962/2012 – Içara/SC”. “Histórias Infantis”, cuja renda foi revertida à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara.

“Além dos Trilhos do Trem – 1961/2011 – 50 Anos de Emancipação Política de Içara”. “Colégio Cristo Rei – 50 Anos Educando Gerações – 1962/2012 – Içara/SC”. “Histórias Infantis”, cuja renda foi revertida à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara.

História da Paróquia São Donato

A Paróquia de Içara foi criada aos 21 de dezembro de 1950 e o Pe. Boleslau Smielewski assumiu como primeiro Pároco aos 15 de janeiro de 1950. No dia 14 de janeiro de 1956 foi nomeado pároco o Pe. Bernardo Junks, que além do incentivo pastoral, motivou a construção e ampliação de Capelas e salões de festas e lançou os fundamentos da nova Igreja em dezembro de 1970. Junks Permaneceu na Paróquia até 2001, vindo a falecer no dia 03 de junho de 2001.

No dia 2 de fevereiro de 1991 o Pe. Oscar Paulo Pietsch recebeu a provisão de pároco e contribuiu para um maior dinamismo pastoral, revitalização e surgimento de novas comunidades e coordenou a reforma e ampliação da Igreja Matriz. Além dos padres citados, outros também trabalharam na Paróquia e contribuíram diretamente na caminhada pastoral.

No dia 2 de janeiro de 2011, Padre José Benjamim Cipriano assumiu como vigário paroquial, permanecendo até dezembro do mesmo ano. Também no ano de 2011, no dia 4 de setembro, com a saída de Pe. Marcos, Pe. Orlando Cechinel foi nomeado Administrador Paroquial. Aos 18 de dezembro de 2011 Pe. Antônio Mendes e Pe. Orlando Cechinel assumiram a paróquia como pároco e vigário paroquial respectivamente.

Pe. Antônio Mendes deixou a paróquia em janeiro de 2013. No mesmo mês, recebeu a provisão de pároco desta sede paroquial Pe. Antônio Vander da Silva.

Pe. Vander deixou a função de Pároco aos 4 de fevereiro de 2018, transferindo-a para o Pe. Antoninho Rossi, que era até então Vigário Paroquial. Entre essa data até o dia 03 de julho de 2018, Pe. Vander permaneceu contribuindo com a Paróquia no ofício de Vigário Paroquial. Atualmente, o Vigário Paroquial é o Pe. Alex Sandro Serafim, que em 2015, foi ordenado presbítero na Igreja Matriz São Donato.

Hoje a paróquia eleva grande louvor a Deus pelo número de leigos e leigas engajados nos 35 serviços de pastoral que fazem acontecer a caminhada pastoral em cada uma das 19 comunidades, sob o ânimo e impulso do Pe. Antoninho Rossi que norteia a caminhada pastoral da Paróquia São Donato.