Criciúma se despede de José Augusto Hülse

126

Ex-prefeito e ex-vice-governador de Santa Catarina morreu ontem, aos 82 anos

Criciúma se despede de um dos maiores políticos de sua história. Morreu ontem, aos 82 anos, o ex-prefeito José Augusto Hülse. Ele estava internado no Hospital São João Batista por problemas de saúde.

Natural de Tubarão, Hülse, que era engenheiro por formação, viveu a maioria dos seus dias em Criciúma e foi considerado um dos maiores prefeitos que o município já teve. Eleito em 1982, com mais de 18 mil votos, deu ênfase na saúde, priorizando os bairros.

Também deixou sua marca no Estado ao ser eleito vice-governador de Santa Catarina no governo de Paulo Afonso Vieira. “Com certeza, Criciúma e Santa Catarina ficaram menores. É uma perda significativa. O Zé era um conselheiro. Quando eu era prefeito, me aconselhava com ele. Um cidadão do bem, corretíssimo. É claro que a gente sente muito, é pego de surpresa”, destaca o ex-prefeito de Criciúma Anderlei Antonelli. Segundo os amigos, o estado de saúde de Hülse teve uma queda significativa após a morte da esposa, Maria Helena Hülse, em janeiro, por insuficiência respiratória. “Eu espero que os filhos consigam superar essa perda, já que perderam a mãe há pouco tempo”, completa Antonelli.

O empresário Gilson Pinheiro conheceu bem o ex-prefeito. Também engenheiro, foi com Hülse que ele entrou na vida pública ao ser chamado para ser o secretário de Serviços Municipais. “É uma tristeza profunda. Eu sempre fui muito próximo a ele. Depois que deixamos de trabalhar juntos, mantive contato, visitando ele no Balneário Rincão. E falar sobre o Zé é fácil. Um dos melhores seres humanos que eu conheci. Uma pessoa generosa, trabalhadora, de família, bom pai, bom filho, bom marido. Foi um espírito iluminado. Uma pessoa de alma boa que nos deixou um legado muito grande da sua vida e da sua participação na política. Um político que hoje não se encontra mais”, conta Pinheiro.

O corpo do ex-prefeito foi velado desde a tarde de ontem, no Teatro Municipal Elias Angeloni. O sepultamento está marcado para às 9h desta sexta-feira, no cemitério municipal do bairro São Luiz.

Luto oficial

A Prefeitura de Criciúma decretou luto oficial de três dias no município pela morte de José Augusto Hülse. Com o decreto N° 1045/19, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, declarou luto oficial em todo o território municipal. Os órgãos da Administração Municipal devem manter, em sinal de respeito, as bandeiras a meio mastro.