Vice do MDB
Durante sua passagem por Tubarão, o governador Jorginho Mello descartou a deputada Caroline de Toni como sua vice no processo eleitoral do ano que vem. Segundo o chefe do Executivo estadual, a conversa nunca existiu. “A deputada Caroline de Toni é uma mulher muito inteligente, preparada, é minha amiga e pode disputar qualquer vaga, mas essa informação de que falamos sobre ela ser vice nunca existiu. As pessoas parecem que sonham com essas informações e saem divulgando”, afirmou. O governador também aproveitou para deixar claro de qual legenda sairá o seu vice no processo eleitoral do próximo ano. Jorginho também deu a entender que a vice será, mais uma vez, uma mulher. “A vice sairá do MDB, é isso que está sendo encaminhado e, na hora certa, será definido.”
Sem chance
O prefeito Vaguinho Espíndola foi rápido em desmentir qualquer aproximação com o PL na Prefeitura de Criciúma. Ele afirmou que não há qualquer possibilidade, pelo menos neste momento, de o 22 fazer uma composição com a atual administração, muito menos herdar uma secretaria no governo.
Habitação
Falando em Vaguinho, ele segue conversando com representantes do Fonplata em busca de mais recursos para a cidade. O foco agora é verba para a construção de casas populares, a fim de garantir moradia digna para famílias criciumenses que vivem em áreas de vulnerabilidade social. O Fonplata já é parceiro de Criciúma no financiamento de obras de mobilidade que foram e que estão sendo executadas na cidade.
Sem data
O coordenador regional do Deinfra, Miro Ghisi, confirma que o ano vai terminar com a inauguração da primeira etapa da obra da SC-445, em Içara. “Nós só não temos uma data ainda, mas a nossa intenção é entregar essa etapa em dezembro”, disse. Concluída a primeira fase, o desafio será finalizar a obra até a região do bairro Presidente Vargas. “Vamos encaminhar para concluir a obra no próximo mandato da Prefeitura do Estado”, afirmou a prefeita Dalvania Cardoso.
Crescendo
Após quase duas décadas em queda, o número de fumantes adultos no Brasil aumentou 25% em apenas um ano. De acordo com uma pesquisa do Ministério da Saúde, a proporção de fumantes nas capitais brasileiras saltou de 9,3% em 2023 para 11,6% em 2024, quebrando uma tendência histórica. Os dados acenderam um alerta entre as autoridades de saúde. O médico da família e comunidade Felipe Bruno da Cunha associa o crescimento à popularização de novos produtos, especialmente os cigarros eletrônicos (vapes), que atraem o público mais jovem.
Formação
A noite de sexta-feira (17) foi de celebração com a formatura de mais de 50 alunos das primeiras turmas do programa Criciúma + Qualificação. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Os formandos receberam os certificados de conclusão dos cursos gratuitos de Instalação, Desinstalação e Manutenção de Ar-Condicionado e de Manutenção Mecânica Industrial. A cerimônia ocorreu no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal.
Qualificação atende demanda do mercado
Os cursos, com 160 horas de duração e realizados na Escola Móvel do Senai, no Parque das Nações, foram estruturados para atender a uma necessidade real das empresas.
O prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, disse: “Hoje colocamos mais de 50 pessoas qualificadas no mercado de trabalho, preparadas para atuar em seus respectivos segmentos. Isso é Criciúma: qualificando os seus cidadãos para as empresas da região.”







