Nádegas ao vento
A Câmara de Vereadores de Balneário Rincão foi surpreendida nesta segunda-feira (15) com a informação de que um de seus parlamentares acabou sendo alvo de um boletim de ocorrência por atentado ao pudor. O fato teria ocorrido no dia 23 de julho, em um gabinete do PL, mas só veio à tona ontem. O parlamentar em questão teria entrado no gabinete, abaixado as calças e mostrado as nádegas e outras partes íntimas para uma funcionária do Legislativo. Constrangida, ela levou o caso às autoridades. “Fomos surpreendidos com essa situação. Lamentamos porque queremos mostrar o trabalho, falar de coisa boa, mas surgiu essa situação”, comentou o presidente da Câmara, Fernando Casagrande. Segundo ele, o caso agora está sendo avaliado pela assessoria jurídica da Casa. “Não descartamos a abertura de um processo por quebra de decoro parlamentar”, adiantou.
Ainda no Rincão
Indo para a seara das boas notícias, o município vai receber recurso de 200 mil reais. A verba parlamentar vem do deputado Luiz Fernando Vampiro e deve ser utilizada para a construção de uma academia ao ar livre. A estrutura será erguida na Lagoa dos Freitas.
Cidades digitais em pauta
Criciúma recebe, nos dias 18 e 19, o 8º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes, principal encontro estadual de tecnologia para prefeituras. Mais de 100 municípios estão inscritos.
Organizado pela Rede Cidade Digital (RCD), em parceria com a Prefeitura e apoio da Fecam, o evento será no Centro de Inovação e vai debater o impacto da transformação digital na gestão pública e na qualidade de vida. Segundo o diretor da RCD, José Marinho, o momento é estratégico, já que 70% das cidades catarinenses têm novos prefeitos eleitos. “A tecnologia deve ser encarada como ferramenta essencial para melhorar a vida das pessoas”, afirmou. Na programação estão previstos cases de cidades inteligentes, exposição de soluções tecnológicas e a entrega dos títulos de Prefeito Inovador 2025 e Projeto Inovador 2025.
Criciúma mais crédito
A Prefeitura de Criciúma apresenta nesta terça-feira (15) o programa Criciúma Mais Crédito. Ele segue o mesmo modelo do antigo Mão na Roda, que chegou a ser premiado recentemente. O programa permitirá que pelo menos 70 empreendedores possam buscar até 5 mil reais de empréstimo. Não há cobrança de juros e, se as parcelas forem pagas em dia, a penúltima será paga pela Prefeitura e a última pelo Estado. Ou seja, o MEI recebe o recurso e paga menos do que pegou.
Posse
Na próxima quinta-feira (18), Criciúma recebe a visita do deputado federal Fábio Schiochet e do deputado estadual Jair Miotto. Eles vêm para dar posse à nova executiva do União Brasil na cidade. Quem assume o comando da legenda é o ex-vereador Jair Alexandre. “Vamos assumir o comando do partido e já vamos fazer também o pré-lançamento da minha candidatura a deputado federal pelo União Progressista no ano que vem”, adiantou Alexandre.
Ameaças no WhatsApp
A Delegacia de Repressão a Crimes de Informática deflagrou nesta terça-feira (15) uma operação para investigar ameaças contra o governador Jorginho Mello (PL). O caso começou a ser apurado no fim de semana, após mensagens com indícios de incitação à violência circularem em um grupo de WhatsApp.
Cinco homens são alvo da investigação. A ação ocorreu em Benedito Novo (SC), São Paulo e Campina Grande (PB), com apreensão de celulares.
Segundo a polícia, as conversas datam da última quinta-feira (11). Um servidor da Prefeitura de Benedito Novo teria relatado no grupo que encontrou o governador — e o relato teria motivado as mensagens de ameaça.
Durante o dia, Mello se manifestou nas redes sociais e avisou que as ameaças não vão atrapalhar suas ações. “Isso não me intimida. Vamos continuar trabalhando com seriedade, defendendo as pautas que acreditamos e servindo à população catarinense”, disse.