Segunda etapa da premiação foi realizada ontem, na sede da associação empresarial

Criciúma

A sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) recebeu nesta quarta-feira, 10, a segunda etapa do 2º Prêmio Acic de Língua Portuguesa. A prova reuniu 250 alunos dos sextos e sétimos anos do Ensino Fundamental, de 30 escolas da rede municipal de Criciúma, classificados após a primeira fase.

A avaliação contou com cinco questões discursivas, elaboradas em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com foco em leitura e interpretação.
“A realização das provas foi um sucesso, ocorreu tudo de forma muito tranquila. Tivemos a participação dos pais, professores e da Secretaria de Educação de Criciúma, fundamentais neste processo”, destaca a coordenadora do Prêmio Acic de Língua Portuguesa, Marlene Pires.


Valorização da educação

De acordo com o presidente da entidade, Franke Hobold, a iniciativa reforça o compromisso da Acic com a educação e o desenvolvimento regional. “O Prêmio mostra o quanto a Acic acredita na educação como caminho para o desenvolvimento da nossa região. Queremos despertar nas escolas o gosto pela leitura, pela escrita e pela comunicação, pois são competências que estimulam o pensamento crítico e abrem portas para o futuro dos alunos”, enaltece.

Na visão de quem acompanha de perto o desempenho dos jovens, a iniciativa tem impacto direto na motivação dos estudantes. “O prêmio é de suma importância porque aprimora os conhecimentos e a vontade deles de alcançar esta etapa. É um estímulo e incentivo para os alunos da nossa rede municipal”, avalia a orientadora educacional da Escola Rubens de Arruda Ramos, Analice Aguiar.

Reflexo da Língua Portuguesa nas escolas

A coordenadora do Clube de Língua Portuguesa, Sabrina Soares, acredita que o desempenho alcançado pelos estudantes é fruto do trabalho contínuo desenvolvido nas escolas.

“A segunda fase do concurso é o fechamento de todo o trabalho realizado em cada etapa. Ela é muito importante porque traz uma amostragem de como está a Língua Portuguesa nas nossas escolas”, explica.

Entre os estudantes, o sentimento foi de confiança e de reconhecimento do esforço em sala de aula. “Eu achei a prova bem legal, gostei muito das questões. Refletiu bem o que os professores nos ensinaram em sala e reforçaram nos nossos estudos”, observa a aluna do sexto ano da Escola Casemiro Stachurski, Rhana Lara da Silveira Nazário.

Próximas etapas

A divulgação dos finalistas acontecerá no dia 10 de outubro, no site oficial da Acic (www.acicri.com.br). Já a cerimônia de premiação será realizada no dia 11 de novembro, às 9 horas, na sede da entidade.

Os vencedores receberão medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados. Professores, diretores e escolas também serão homenageados com certificados de Honra ao Mérito.