Competição organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) será de 10 a 25 de setembro

Criciúma

Vai ter atleta da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma nos Jogos da Juventude que acontecem em Brasília de 10 a 25 de setembro. André Andrade de Gonçalves, da equipe de judô, já está nos preparativos para integrar a delegação de Santa Catarina que disputará a competição.

O atleta de 15 anos garantiu presença no evento promovido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) com os resultados obtidos nos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), realizados em São Miguel do Oeste. Nesta semana, André recebeu o patch (identificação para o uniforme) e visitou a FME com o técnico Márcio Roberto Silva. Ele vai integrar a delegação catarinense que contará com 240 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes.

André faz parte da equipe de judô da FME Criciúma há cerca de um ano. Ele veio de Cuiabá (MT) na companhia do irmão, que ingressou em uma universidade, e já conquistou duas medalhas no Estadual disputado em Lages. “Vou me esforçar bastante para ajudar a equipe de Santa Catarina nesses Jogos da Juventude e com isso também fortalecer o nosso judô de Criciúma”, conta o atleta.

A presidente da FME Criciúma, Robinalva Ferreira, destaca que a presença de André em Brasília é um orgulho para a cidade. “Ele fazer parte da equipe do estado nessa competição do COB já é uma grande notícia para o esporte de Criciúma e valoriza o trabalho que todos do nosso judô fazem de maneira cuidadosa e brilhante”, afirma Robinalva.

A competição

Os Jogos da Juventude devem reunir 4,7 mil atletas nas disputas de 20 modalidades esportivas. Também estão credenciados 837 treinadores e 167 dirigentes, totalizando 5.704 participantes diretos. Além das disputas esportivas, o evento inclui iniciativas de sustentabilidade e o programa Esporte Seguro, com foco em saúde mental e prevenção de abusos.

A competição terá disputas do atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, remo virtual, tênis de mesa, taekwondo, vôlei, vôlei de praia e xadrez. O futsal retorna à competição e o remo virtual é uma novidade nesta edição dos jogos.