Reforço na Transparência

Os usuários do Hospital São Donato de Içara ganharam uma ferramenta para acompanhar, à distância, a realidade do Pronto-Socorro da instituição. Através de um site, os usuários conseguem saber em tempo real quantas pessoas estão aguardando, quantos médicos estão à disposição e o volume de atendimentos já realizados no dia. Pelo https://informativo-ps-hsd.com.br/ também é possível verificar o tempo de espera em cada prioridade. “O objetivo é permitir mais transparência para os nossos pacientes e facilitar o acompanhamento do nosso trabalho”, explica Júlio de Lucca, diretor administrativo da instituição.

Mutirão de exames

Depois de garantir a manutenção dos serviços de ortopedia, o São Donato realizou neste sábado o primeiro mutirão de procedimentos para reduzir o tempo em fila de espera. Mais de 20 pacientes foram submetidos à cirurgia de síndrome do túnel do carpo, problema que causa dor, dormência e limitações nos movimentos. Muitos desses pacientes aguardavam há mais de dois anos na fila, vendo sua qualidade de vida comprometida pela espera. O ortopedista Dr. Alessandro Yoshizato, que integra a nova equipe, afirmou: “Nós assumimos a ortopedia há apenas uma semana aqui no hospital e vimos que havia uma demanda reprimida de mais de 300 pacientes. Então optamos por iniciar mutirões, dedicando alguns sábados para reduzir essa fila. Somos cinco médicos, e cada um irá assumir um fim de semana para atender esses pacientes e devolver qualidade de vida a quem tanto esperou”.

Igual Içara

Vereador Luiz Fontana (PL) quer que Criciúma copie modelo de Içara. A sugestão é para que a cidade destine parte do recurso arrecadado com o IPTU para a manutenção do Hospital São José. A proposta foi pauta da sessão de ontem no legislativo da cidade.

Destaque

A Unesc conquistou destaque internacional no SCImago Institutions Rankings (SIR), elaborado pelo laboratório de pesquisa espanhol SCImago Lab, vinculado ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), e um dos mais abrangentes rankings de pesquisa acadêmica do mundo. A instituição aparece em segundo lugar no Brasil no indicador de Multiple Affiliations, que mede a presença de autores com vínculos em mais de uma instituição, especialmente em colaborações internacionais. Entre 2019 e 2023, 16,19% das publicações científicas da Unesc contaram com ao menos um autor vinculado a instituições estrangeiras, superando a média nacional de 14,22%. O dado evidencia a relevância da universidade em redes globais de produção científica, ampliando sua visibilidade e impacto acadêmico.

Solene

Os Títulos Honoríficos de Cidadãos Honorários de Içara 2025 serão entregues nesta quinta-feira (28), às 19 horas, em sessão solene da Câmara Municipal. A honraria é concedida às pessoas que se destacaram com serviços relevantes prestados à comunidade içarense. Neste ano, serão agraciados os seguintes cidadãos: Andréa Cristina Pavei Soares, Cleone Katia Conterno Mussini, Senador Esperidião Amin Helou Filho, Deputado Estadual Felippe Luiz Collaço, Fernanda Guglielmi Faustini Sonego, Deputada Federal Geovânia de Sá, Bispo Jacinto Inácio Flach, ex-governador João Raimundo Colombo, Deputada Federal Julia Pedroso Zanatta, Deputado Estadual Júlio Cesar Garcia, Lucas Lemos Serafim, Mara Rúbia Maria Modolon Lima, Paulo Roberto Brígido, Rose Margareth Reynaud Mayr e Sílvio João Viana. “Esta sessão solene é o momento do Poder Legislativo reconhecer aqueles que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento de nossa cidade”, disse o presidente da Câmara Municipal, Duca Zata (PP). A sessão será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Câmara Municipal.

Compulsória

Vereador Higor Robetti (PSD) encaminhou, através de indicação, uma proposta para que a prefeita de Içara adote no município o modelo de internação compulsória já criado em Criciúma. “É um modelo elogiável, mas encaminhamos como indicação para que o projeto não tenha nenhum vício de origem. Com isso, o município pode fazer as adaptações que julgue necessárias e encaminhar essa proposta para a câmara. É um projeto necessário e que vai ajudar estas pessoas a retomarem seu caminho”.

Pesquisa

Levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas ontem (25) aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) empatariam em um eventual cenário de 1º turno para a eleição presidencial de 2026. Em outros contextos, Lula superaria a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), cotada para disputar o Senado pelo Distrito Federal, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Foram ouvidos 2.020 eleitores em 26 estados e no Distrito Federal entre 17 e 21 de agosto. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Economia

A Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça registrou, nos oito primeiros meses de 2025, uma economia superior a R$ 800 mil. A marca foi alcançada sob a presidência da vereadora Marijane Felippe (PP), com medidas de revisão de contratos, contenção de despesas administrativas e reavaliação de processos internos. A expectativa é de que, até o fim do ano, a Casa Legislativa realize a maior devolução de recursos da história do município, ultrapassando R$ 1 milhão. “Estamos tratando o dinheiro público com o respeito que ele merece. Cada real economizado é um real que pode voltar em forma de investimentos para a cidade. Nosso compromisso é com uma gestão transparente, técnica e responsável”, destacou Marijane.