Algumas áreas da administração começaram a ser discutidas desde o ano de 2018 com a realização de diversos encontros

Içara

As administrações municipais têm suas ações baseadas nas metas colocadas no Plano de Governo, que irá nortear os passos dos prefeitos eleitos. A Coligação do PSD, PSB e Republicanos (Nossa Coligação é com as Pessoas) construiu o documento com as discussões temáticas realizadas desde o começo do ano. Segundo o candidato a prefeito Alex Michels (PSD), em algumas pastas, o documento começou a ser pensado desde o ano de 2018.

Segundo ele, a maior carência do município está na área de Saúde. “Içara é uma cidade querida por todos os seus moradores e por quem conhece. Vamos trabalhar para conseguir conquistas extraordinárias em todas as áreas, fazendo desta terra ainda mais acolhedora e humana. Desta forma, iremos alcançar crescimento sustentável, justo, economicamente viável e correto, com o objetivo de unir as pessoas em prol da cidade. Este Plano de Governo traça linhas básicas que farão com que Içara siga caminhando a passos largos de desenvolvimento”, destaca.

Segundo o candidato, em busca de uma maior qualidade de vida e saúde igualitária para todos, algumas diretrizes foram traçadas para a área de saúde, como a capacitação dos profissionais para atendimento de qualidade; educação continuada e permanente, provendo parceria com as universidades; fortalecimento da atenção primária a saúde (APS) com os agentes comunitárias de saúde; informatização do sistema de saúde do município com: prontuários e receita, ligando o hospital ás unidades básicas de saúde; estruturação e expansão dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), com equipes completas; e inserção a causa animal no rol de atividades de Saúde Pública, inserindo-a no NASF.

Ainda na área da saúde, as propostas visam a estruturação do Conselho Municipal de Saúde, criando Centros Comunitários de Saúde; programa Cidade Amiga do Idoso, criando um complexo onde os participantes conseguirão dispor de atividades físicas e mentais; fortalecimento da odontologia, principalmente na área pediátrica através de campanhas e de novas contratações, levando para a escola o profissional e melhorando o Centro de Especialidade Odontológica (CEO); reestruturação da fisioterapia clínica e hospitalar no município, com contratação de equipe; criação da clínica dos bebês com atendimento até dois anos, com espaço adequado; instalação de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), especializado em Álcool e Drogas; e desmembramento da coordenação de saúde mental das outras especialidades, visto a demanda, a especificidade e o comprometimento que cada rede exige.

Área de Educação

Para a coligação, a busca por uma educação de qualidade será a alavanca propulsora para o desenvolvimento do município. “Através dela, buscaremos formar cidadãos que no futuro serão os responsáveis pela continuação e transformação da cidade em que vivemos. As ações que serão propostas vão das mais simples como, a revitalização das unidades escolares, até as de alta ou média complexidade”.

As principais ações são a construção de uma política educacional, objetivando a formação do cidadão como agente transformador da sociedade, com eixos voltados a educação, ciência, cultura e esportes; aumento no número de vagas na educação infantil; valorização do professor, com premiações quando as metas estabelecidas pelo município forem alcançadas; bolsas para os alunos destaques, firmar parceria com as unidades de ensino superior regional para concessão de bolsas; melhoria do transporte público aos estudantes que se deslocam parar cursar ensino fora do município; e manutenção do passe livre escolar, uma importante conquista dos estudantes e de toda comunidade.

Também algumas ações irão contribuir com formação técnica como a criação do Programa de Estágio Municipal, dando mais oportunidades para os estudantes praticarem as atividades de seu curso de formação; termos de cooperação com Unesc, IFSC, SATC, Unisul e Senac para capacitar os jovens tecnicamente; criação da Escola Técnica Içarense, que será modelo municipal em ensino técnico; e criação de um centro de excelência para alunos acima da média (potencializando ainda mais o aprendizado). O plano também contempla o ensino em tempo integral com oficina em horários alternados.

Desenvolvimento Econômico e Renda

Alex Michels pontuou que algumas estratégias foram criadas para o desenvolvimento econômico como a implantação do Distrito Empresarial e Inovação de Içara, com toda a infraestrutura condizente com o novo modelo de desenvolvimento econômico pretendido. Espaço para receber empresas e empreendimentos interessados em se instalar no município; diminuição do imposto sobre serviço (ISS) de 5% para 2%, para empresas de tecnologia e inovação, como programadores, desenvolvedores de games e aplicativos; criação do escritório de promoção e atração de investimentos do município de Içara, em parceria com entidades empresariais, empresas privadas e universidades, com o objetivo de atender empresas e empreendedores interessados em investir no município de Içara, bem como para a promoção nacional e internacional das potencialidades econômicas do município. Também prevê a ativação do Distrito Empresarial Luiz Henrique da Silveira.

Um programa considerado fundamental para o começo da administração será o programa de Aceleração do Microempreendedor Individual (MEI), programa de aceleração de microempreendedores individuais (MEIs) que utiliza ferramentas de gestão e planejamento tais como “design think”, “storetelling”, “canvas”, e mentorias com profissionais reconhecidos para engajar e capacitar os empreendedores, contribuindo então para a estruturação de seus negócios, a geração de empregos, para o aquecimento da economia e a diminuição da desigualdade de renda.

O plano de governo ainda prevê estratégias para as áreas de mobilidade urbano, esporte e lazer, agricultura, cultura e turismo, assistência social e habitação e segurança.

O Jornal Gazeta trará nas próximas edições os planos de governo dos demais candidatos a prefeito de Içara.