Sétima edição teve mais de 800 participações em três dias de atividades do evento de sinergia, empreendedorismo e inovação
Içara
O SEI25 fez história ao reunir mais de 800 participações, um novo recorde de público entre as sete edições já realizadas — cinco delas presenciais. Neste ano, o evento teve três colabs, uma talk e duas palestras nos dias 20 e 21 de agosto no Rhois Centro de Eventos. Dentre os destaques da conexão entre conhecimento e prática, o fundador da Eskimó Sorvetes, Pedro Reis, relembrou momentos em que a fé foi fundamental diante dos momentos de dificuldade que passou até a marca chegar ao sucesso atual como maior produtora de picolés da América Latina. Já nesta sexta-feira, novas histórias foram contadas. O terceiro dia da programação foi marcado então pela receptividade do público na UfoWay e Betha Sistemas.
“Quando uma associação, como a nossa Acii, toma a responsabilidade para si de dar continuidade, anualmente, a este movimento, independentemente de quem seja o presidente, de quem seja a diretoria, de promover encontros como o nosso SEI, para valorizar a economia, a indústria, o comércio, os serviços, a tecnologia… isso nos alegra muito! Foram vários desafios nestes dois anos, porque não é só discutir os problemas da cidade, mas é, também, apoiar o desenvolvimento da cidade, ser positivo, acreditar. Isso é o mais incrível de todas as conexões que vejo nas entidades içarenses. A sinergia, como diz o nosso SEI, para a inovação, para a tecnologia, para o crescimento da cidade e, automaticamente, da nossa região.”, indica a prefeita Dalvânia Cardoso (PL).
“O SEI, promovido pela ACII, é um evento que conecta empresários, empreendedores e a comunidade, fortalecendo o ecossistema empreendedor, e criando ambiente de negócios do Sul de Santa Catarina. Na sua 7ª edição, o SEI mostrou toda a força da Sinergia, Empreendedorismo e Inovação, reunindo conhecimento, networking, cases de sucesso e visitas técnicas. Mais do que um encontro, o evento é um verdadeiro movimento de transformação, que impulsiona o desenvolvimento econômico, valoriza a inovação e consolida Içara e região como referências em criatividade e empreendedorismo. Foi a união perfeita entre empreendedorismo, inovação e futuro em um só evento.”, completa o secretário de desenvolvimento econômico, Davi Inácio Nazário.
“Foram dias de muito aprendizado, conexões estratégicas e a certeza de que as empresas de Içara e da região estão preparadas para serem protagonista em inovação e empreendedorismo. Agradecemos de forma muito especial aos diretores e colaboradores que se dedicaram intensamente para que o SEI fosse este sucesso, em especial ao presidente Marco Aurélio Périco Góes, que conduziu com empenho e visão esse ciclo. Agradeço também ao apoio das empresas que acreditaram nesse projeto e ao Governo Municipal, nosso parceiro fundamental na realização deste evento. Com a nova diretoria assumindo, seguimos com o compromisso de fortalecer ainda mais esse movimento, construindo pontes para o futuro e garantindo que o empreendedorismo continue sendo uma marca de Içara.”, ressalta o presidente da ACII, empossado no SEI25, Reginaldo Borges Fernandes.
Incentivos fiscais
Mais do que apresentar inovações, o SEI25 abriu espaço também às oportunidades disponíveis em Santa Catarina para quem deseja transformar ideias em oportunidades de negócio. Na vanguarda dos incentivos há o SC Mais Inovação, programa do Governo do Estado que fez parte de uma talk na noite desta quinta-feira, dia 22. Conduzida pela agente de inovação Laís Machado e pelo parceiro do programa Juliano Coitiño, a colab proporcionou um olhar prático sobre como o ecossistema catarinense pode acessar benefícios fiscais e linhas de financiamento para fortalecer seus projetos inovadores.
Ao todo, o programa catarinense conta com 21 agentes de inovação distribuídos por todas as microrregiões do estado, ou seja, com capilaridade e proximidade com as necessidades locais. Esses profissionais atuam como verdadeiros catalisadores do ecossistema, identificando demandas, mobilizando recursos e assegurando que os esforços regionais estejam alinhados às metas estaduais de inovação. Entre os principais impactos destacados, estão o fortalecimento de empresas e comunidades locais, o apoio à criação de startups, a formação de talentos e a integração das regiões em torno de um crescimento coeso e sustentável.
Oportunidades disponíveis em SC
– Lei do Bem: permite exclusão de 60% a 100% dos gastos em P&D da base de cálculo do IRPJ e CSLL, representando economia efetiva de até 34% para empresas do Lucro Real.
– Programa Mover: oferece crédito fiscal de 50% a 320% sobre dispêndios em P&D, aplicável especialmente ao setor automotivo.
– Lei da Informática: concede crédito fiscal calculado a partir de multiplicadores sobre o investimento em P&D, válido para empresas do Lucro Presumido e Lucro Real, com foco em hardware e TI.
Além disso, foram apresentadas linhas de financiamento como o Pronampe Inovação SC, o Prodec, e recursos do BRDE e Badesc, que oferecem taxas reduzidas e condições favoráveis para empresas que investem em pesquisa, desenvolvimento e modernização.
Inovações para o bem-estar
Uma nova colab do SEI25 trouxe ao palco reflexões sobre como a inovação pode transformar não apenas negócios, mas também a forma de viver e cuidar das pessoas. O encontro em parceria com a comunidade healthtech da Unesc Connect reforçou principalmente as conexões, da capacidade de enxergar oportunidades mesmo em cenários desafiadores e agir em prol de um futuro mais humano e sustentável.
“Inovação não nasce no isolamento, mas no encontro entre pessoas, ideias e coragem de transformar”, exalta um dos speakers, Robert Cargnin, da Warux. “No mundo que corre, ser pausa é inovação”, indica ainda Sayonara Rocha, da ZenSay Spa. Essas foram as lições que os convidados escolheram para deixar como mensagem do painel que abriu a segunda noite do evento nesta quinta-feira, dia 21. “Mentes que inovam sempre encontram oportunidades”, pontua a mediadora, Jaqueline Bitencourt, da Unesc Connect.