Com apoio do Sebrae-SC, participação no Focus Fashion Summit é oportunidade única para apresentar produtos e fechar bons negócios
Criciúma e Região
Empresários do Sul de Santa Catarina estão em São Paulo participando do Focus Fashion Summit, uma das principais feiras do setor têxtil do país. O evento começou nesta terça-feira (05/08) e segue até quinta-feira (07/08), reunindo tendências, inovação e conexões estratégicas para a indústria da moda. A participação é viabilizada pelo Projeto Moda Catarina Sul, do Sebrae-SC, que tem impulsionado empreendedores catarinenses da área da moda por meio de consultorias, capacitações e oportunidades comerciais.
Para quem vive da indústria da confecção, estar em uma feira de grande porte é a chance de mostrar o que se produz no Sul de Santa Catarina para um público mais amplo e qualificado na maior cidade do país.
Proprietário da Lênix Facção, Josué Alves Fernandes, diz que a expectativa é conquistar novos parceiros e contatos. “A feira é uma grande oportunidade para mostrar a qualidade dos nossos produtos e ampliar nosso alcance no mercado”, afirma.
A empresa, sediada em Morro da Fumaça, irá apresentar sua versatilidade no segmento de moda feminina, masculina e infantil, tanto com marca própria quanto no modelo private label. Além da exposição dos produtos, a Lênix também participa da rodada de negócios.
A presença na feira coroa o envolvimento da empresa no Programa Moda Catarina Sul. “Estamos adquirindo bastante conhecimento, participando de vários cursos. A parte de marketing, por exemplo, tem nos ajudado bastante. Isso tem sido essencial para o crescimento da empresa”, enfatiza.
Moda sustentável em destaque
Quem também embarca rumo a São Paulo são as empreendedoras Mércia Teixeira Tiscoski e Simone Da Soler Dário, sócias da Mersi Moda Sustentável. “Trabalhamos praticamente duas semanas somente em função da feira”, conta Simone.
Simone aposta na variedade do portfólio da marca para atrair olhares e fechar parcerias. “Levamos produtos para venda em lojas e também brindes personalizados, que desenvolvemos junto com a empresa que nos contrata. Esses dois sistemas de vendas têm funcionado muito bem para nós”, relata.
Ainda para ela, o grande diferencial da participação é o contato com fornecedores e a possibilidade de ampliar horizontes. “Às vezes é difícil chegar até um fornecedor como esses, e com a feira isso se torna possível. Estamos super empolgadas”, conclui.
Estreia na feira com moda artesanal de alto padrão
Outra marca confirmada no evento é a Gusso Ateliê, dos empreendedores Julio Gusso e Luciane Gusso. Com foco na moda artesanal de alto padrão, o ateliê participa pela primeira vez da feira em São Paulo, também com apoio do Moda Catarina. “Estamos cheios de expectativas para essa edição. É uma oportunidade única de mostrar nosso trabalho e fortalecer conexões com o mercado nacional”, ressalta Julio.
Mais que negócios: crescimento pessoal e profissional
Os empresários destacam o impacto positivo do Moda Catarina em suas trajetórias. “Estamos fazendo conexões com pessoas diferentes, e isso é muito rico. As palestras e consultorias têm nos ajudado a sair da rotina e a enxergar as coisas de forma diferente. Tudo isso é um plantio. Estamos plantando para colher”, resume Simone.
O Projeto Moda Catarina é uma iniciativa voltada ao fortalecimento das micro e pequenas empresas do setor têxtil no Sul de Santa Catarina que possibilita, ainda, a presença dos empresários em feiras como a Focus Fashion Summit.
“A participação no Focus Fashion Summit representa muito mais que estar em uma feira. É uma vitrine estratégica que coloca nossos empresários frente a grandes players do mercado nacional. Para o Sebrae, é gratificante ver o quanto o Projeto Moda Catarina Sul tem impulsionado negócios e transformado a forma como esses empreendedores enxergam suas empresas e o próprio setor da moda. Seguiremos ao lado deles, apoiando, qualificando e criando oportunidades para que cresçam ainda mais”, destaca Elisandra Bernardi, analista técnica do Sebrae-SC. (Colaboração Marciano Bortolin)