Evento ocorre em paralelo com as atividades da Festa de São Donato, levando mais diversão para à comunidade içarense
Içara
A cidade de Içara se prepara para uma semana de celebração à diversidade cultural com a Festa das Etnias. O evento, que começa na sexta-feira (1º) e segue até quarta-feira (6), trará apresentações musicais, danças folclóricas e pratos típicos de diferentes povos que ajudaram a construir a história da região. O evento ocorre em paralelo com as atividades da Festa de São Donato, levando mais diversão para à comunidade içarense.
Cada noite será dedicada a uma etnia diferente, com comidas típicas e bebidas tradicionais sendo servidas gratuitamente ao público a partir das 20h30. A programação contempla desde os sabores açorianos e italianos até as influências alemãs, polonesas e afro-brasileiras.
Entre as atrações, destacam-se o grupo de danças folclóricas de Forquilhinha, o humorista Paulinho Mixaria, a eleição da Rainha Afro e apresentações musicais com artistas locais como Marília Dutra e a banda Matusa.
O evento é promovido pela Fundação Cultural de Içara com apoio da prefeitura, reforçando o compromisso com a valorização das raízes multiculturais da cidade. A entrada é gratuita.
Programação completa da Festa das Etnias:
Sexta-feira (1º de agosto)
- Etnia açoriana
- Comida típica: caldo verde
- Brinde: licor
- Atrações:
- Apresentação Boi de Mamão (Apae)
- Show Banda Matusa
Sábado (2)
- Etnia italiana
- Comida típica: polenta
- Brinde: vinho
- Atrações:
- Tombo da Polenta
- Grupo de Dança Infantojuvenil La Montanara
- Show com humorista Paulinho Mixaria
- Show Marília Dutra
Domingo (3)
- Etnia polonesa
- Comida típica: doce do papa
- Brinde: vodka no gelo
- Atração:
- Grupo de canto e dança polono-brasileiro Korzenie
Segunda-feira (4)
- Atração:
- Show dupla Gerson Roch e Manoel
Terça-feira (5)
- Etnia alemã
- Comida típica: cuca recheada
- Brinde: chopp
- Atrações:
- Apresentação Grupo de Danças Folclóricas Immerfroh (Forquilhinha)
- Show Identidade Zero (repertório alemão)
- Show Jonas e Thiago
Quarta-feira (6)
- Etnia afro
- Comida típica: caldo de feijão
- Brinde: caipirinha
- Atrações:
- Apresentação Rainha Afro
- Show Bloco do Fuiú