Atendimentos gratuitos também contemplarão animais de rua e comunitários, com apoio voluntário da população
Criciúma
O Núcleo de Bem-Estar Animal (Nubea) realizará mutirões gratuitos de castração nesta sexta-feira (11), na Linha Anta, com 80 vagas, e no sábado (12), na Linha Batista, com 150 vagas, em Criciúma. A partir desta etapa, será implantado um novo modelo de castração voltado a cães e gatos de rua e comunitários, com participação direta de voluntários nos cuidados pós-operatórios.
Segundo o Nubea, para participar dos mutirões, os tutores devem residir nos bairros atendidos ou em regiões próximas, além de realizar cadastro prévio com apresentação de CPF, RG e comprovante de residência. O agendamento ocorre pelo WhatsApp (48) 3445-8729. Após a cirurgia, os animais recebem microchip e medicação, sem custo.
Com a nova modalidade, animais de rua também poderão ser castrados desde que uma pessoa se responsabilize pelo cuidado após o procedimento. A medida inclui os chamados animais comunitários, que são assistidos de forma voluntária por moradores ou comerciantes, mesmo sem um lar fixo.
O prefeito Vagner Espindola afirmou que “essas ações mostram na prática o quanto estamos comprometidos com todas as causas que envolvem a qualidade de vida da nossa população, e isso inclui cuidar dos animais”. Ele incentivou a participação da comunidade nos mutirões.
De acordo com o superintendente do Nubea, Andrey Manoel, “os mutirões ocorrerão mensalmente até o fim do ano, garantindo atendimento contínuo e descentralizado para todo o município de Criciúma”. Ele disse ainda que a nova proposta exige parceria com os moradores para o acompanhamento dos animais após a cirurgia.
Os procedimentos, incluindo medicamentos do pós-operatório, são oferecidos sem taxas, conforme informou a Prefeitura. O objetivo é contribuir para o controle populacional e prevenção de maus-tratos a animais no município.