Prefeitura mantém plantões e reforça acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social
Criciúma
A cidade de Criciúma registrou a madrugada mais fria do ano na terça-feira (1º), com temperatura mínima de -1,5°C, conforme a Epagri, e a prefeitura reforçou ações de proteção social, com atuação conjunta da defesa civil e da assistência social em regime de plantão permanente para atender a população vulnerável.
Segundo a prefeitura, o trabalho envolve escuta, acolhimento e atendimento emergencial para pessoas em situação de rua ou em risco social. “Estamos atentos e com nossas equipes mobilizadas para garantir cuidados adequados a quem mais precisa. É um trabalho integrado, com escuta, acolhimento e ação rápida, como deve ser em momentos de adversidade climática”, afirmou o prefeito Vagner Espindola.
A defesa civil informou que as temperaturas negativas foram monitoradas durante toda a madrugada. “O frio veio mais intenso do que o previsto, mas está dentro da margem de monitoramento. Estamos preparados e de plantão, com atendimento pelo telefone 199, e seguimos em alerta para garantir a segurança da população”, disse o diretor Fred Gomes.
A secretaria de assistência social também atua no acolhimento e garante vagas na Casa de Passagem. “Sempre que há previsão de frio intenso ou chuvas prolongadas, redobramos nossa atenção com quem precisa e deseja ajuda. Além do acolhimento, oferecemos alimentação, banho e apoio social”, explicou a secretária Dudi Sônego.
Apesar da presença de sol ao longo do dia, a sensação térmica permanece baixa, e a prefeitura recomenda cuidados como manter-se agasalhado, evitar mudanças bruscas de temperatura, hidratar-se regularmente, estar atento a sintomas gripais e proteger animais domésticos.
As equipes seguem mobilizadas para os próximos dias, diante da previsão de novas madrugadas com temperaturas próximas de 0°C. O telefone 199 permanece disponível 24 horas para situações emergenciais.
O frio continua
A intensa massa de ar polar que atinge Santa Catarina mantém as temperaturas baixas em grande parte do estado. Nesta quarta-feira (2), os termômetros chegaram a marcar entre -6°C e -8°C no Planalto Sul, com formação de geada. Durante o dia, as máximas não ultrapassaram os 15°C em boa parte do território catarinense.
Na quinta-feira (3), a massa de ar frio começa a se deslocar para o oceano, mas o frio persiste, com mínimas entre 0°C e 4°C nas áreas altas do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul. As máximas variam entre 15°C e 18°C. Entre sexta (4) e sábado (5), as temperaturas entram em gradativa elevação, mas ainda há registro de geada nas regiões mais elevadas do Planalto Sul.