“Não estamos apenas falando”
A Frente Parlamentar que foi criada para defender alternativas para o bairro Pinheirinho teve, ontem, encontro para discutir a retirada de famílias que vivem no entorno dos trilhos da Ferrovia Tereza Cristina. A intenção é acabar com o processo de favelização de parte do bairro. O cenário atrapalha o desenvolvimento e amplia a insegurança dos moradores. O prefeito Vagner Espíndola, em entrevista à Rádio Cidade em Dia, explicou que o tema já foi para o debate várias vezes, mas que, neste momento, há uma diferença. “Porque não estamos apenas falando. Estamos dando passos em direção à solução. É evidente que esse é um projeto que não se concretiza de um dia para o outro, mas que está, agora, sendo planejado e que vai ser efetivado para dar dignidade às famílias e para dar um novo rumo ao Pinheirinho”, aponta o prefeito, que elogiou a ação dos vereadores que integram a frente, da Unesc, que elaborou o projeto, e da Ferrovia, que se colocou à disposição da cidade.
Sem banco
Durante anos, lideranças de Criciúma se mobilizaram, voluntários trabalharam e garantiram para Criciúma o Banco de Olhos. Deixou de ser ONG, passando a ser, de fato, uma estrutura bem montada para elevar o número de captações. O problema é que a estrutura que estava no Hospital Santa Catarina foi desativada e, hoje, as únicas captações estão sendo feitas pelo Hospital São José.
Rejeitado
A Câmara rejeitou, ontem, pedido de informações do vereador Nicola Martins sobre o show do Raça Negra, nos 100 anos de Criciúma. Duvido muito que haja qualquer fio de cabelo de irregularidade, mas a rejeição abre margem para suspeições e críticas. A cidade e a população merecem a festa, é um grande evento, vai movimentar a economia, mas o acesso a essa informação poderia ter sido facilitado.
Sem consulta
Clésio Salvaro concedeu entrevista, ontem, na Rádio Eldorado e, ao ser questionado sobre o prefeito Vaguinho, disse que percebe, pelo que ouve na cidade, que ele está dando continuidade à Prefeitura e mantendo o que se propôs na campanha. Mas disse que não tem sido consultado pelo prefeito e deixou transparecer que está mais distante do Paço. Declarações no mais puro estilo Salvaro.
Calculando
A 2ª Feira Municipal de Matemática de Balneário Rincão será realizada nesta quinta-feira (3), no Ginásio da Escola Melchíades Bonifácio Espíndola. A partir das 9h, o público poderá conferir uma exposição de trabalhos desenvolvidos por estudantes da educação infantil e do ensino fundamental das redes municipal, estadual e da Apae do município. Os projetos apresentados destacam a aplicação prática da matemática no cotidiano e foram desenvolvidos com criatividade e dedicação, sob a orientação dos professores. As melhores produções serão selecionadas para representar Balneário Rincão na etapa regional da Feira de Matemática.
Coral
O próximo sábado será de apresentações de corais em Içara. A terceira edição do Festival Nacional será realizada na Basílica do Sagrado Coração de Jesus. Evento para ser alternativa para o calendário da cidade e para fazer renascer o canto coral na região.
Balões
Após o trágico acidente de balão em Praia Grande, os pilotos da região anunciaram novas e rigorosas medidas para reforçar a segurança dos voos. Nossa repórter Manuela Oliveira conversou com Murilo Gonçalves, presidente da Associação de Voos de Instrução de Balão de Ar Quente de Praia Grande, que explicou que o objetivo é tentar superar o momento e manter o balonismo como referência para o turismo regional.
Prejuízo
Apesar de uma queda de 11% nos registros de roubo de cargas no Brasil entre 2023 e 2024, esse tipo de crime continua sendo um dos maiores obstáculos para o transporte rodoviário nacional. O setor, que realiza cerca de 6 milhões de viagens mensais e emprega mais de 800 mil profissionais, enfrenta prejuízos significativos. Em 2024, esses valores já superaram a marca de R$ 1 bilhão. Para tentar conter o avanço da criminalidade, empresas do setor logístico chegam a destinar até 14% de sua receita para medidas preventivas, como rastreamento de veículos e escolta armada. A informação é da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística). Mesmo com os esforços privados, o setor cobra ações mais contundentes do poder público. Há um clamor por uma revisão na legislação, buscando punições mais severas para quem pratica a receptação de mercadorias roubadas. Dagnoar Schneider, presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Santa Catarina (Fetransesc), enfatiza a necessidade dessas mudanças para frear a criminalidade.
Peixe
O governador Jorginho Mello lançou ontem (30) o Programa Pescados SC, considerado o maior conjunto de ações já realizadas no estado para impulsionar a pesca e a aquicultura. Com R$ 100 milhões em investimentos e financiamentos, a iniciativa pretende beneficiar mais de um milhão de pessoas, entre pescadores, aquicultores, familiares e consumidores. “É a primeira vez na história que a gente está olhando de verdade para a pesca no nosso estado. Vamos entregar equipamentos, levar crédito para os pescadores, melhorar a forma de cultivo, enfim, vamos fazer um gerenciamento junto com quem conhece o negócio. Queremos fazer a diferença no dia a dia dos nossos pescadores, que tiram do mar o sustento da família. Este é um setor que gera emprego e renda e nunca foi dada a devida importância que merece. O Programa Pescados SC vai ao encontro de tudo o que o pescador precisa para viver melhor da sua atividade, que muito nos orgulha”, destacou o governador Jorginho Mello.
Vereadores
A Federação das Câmaras de Vereadores de Santa Catarina (Uvesc) acaba de lançar o primeiro Atlas Uvesc dos Municípios Catarinenses. Este levantamento inédito oferece um panorama detalhado do perfil dos legislativos municipais em Santa Catarina. A pesquisa compilou dados sobre os 2.912 vereadores do estado, incluindo informações sobre idade, gênero, escolaridade e área de atuação profissional. O conteúdo completo foi publicado em um livro que será distribuído gratuitamente a todas as câmaras e autoridades políticas. Além disso, o Atlas também está acessível em formato digital, permitindo consultas personalizadas e recortes específicos de dados. Marcilei Vignatti, vereadora de Chapecó e presidente da Uvesc, afirma que o projeto é fundamental para conhecer o perfil político do estado.
Odonto
O vereador Sandro Ressler (PL) solicita, através de requerimento, ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o credenciamento de equipes de saúde bucal na Estratégia Saúde da Família, para atendimento estendido à população dos bairros Nossa Senhora de Fátima, Jussara, Jaqueline e Vila Nova. Ressler comentou que a solicitação se baseia na necessidade de ampliação no atendimento à população, tendo em vista que esses bairros são populosos e concentram um grande número de usuários que dependem exclusivamente do SUS para cuidados com a saúde bucal. “As unidades possuem consultórios odontológicos equipados, os profissionais prestam um excelente serviço, porém a carga horária é insuficiente para a atual demanda”, informou o vereador. A Prefeitura tem interesse em aumentar as horas e a oferta de atendimento de odontologia nessas unidades de saúde, mas, para isso, necessita do credenciamento e do recebimento de recursos vindos do Ministério da Saúde”, completou Ressler.