Lateral sai por empréstimo após acordo fechado na segunda-feira (23); desejo de jogar a Série A pesou na decisão
Criciúma
O lateral-esquerdo Marcelo Hermes acertou sua saída do Criciúma e defenderá o Juventude na Série A do Campeonato Brasileiro até dezembro. O acordo foi selado ontem (23), em reunião no CT Antenor Angeloni, com participação do presidente Valter Minotto, do executivo de futebol Ítalo Rodrigues e do empresário do atleta, Maickel Portela. O Juventude pagará compensação financeira ao Tigre e terá opção de compra ao fim do contrato.
Ítalo Rodrigues explicou que, embora o Criciúma inicialmente exigisse o pagamento da multa rescisória de R$ 1 milhão, a vontade do jogador foi determinante. “O atleta manifestou o desejo de ir, de estar mais perto da casa dele. Diante da representatividade dele, por tudo que fez no clube, a gente precisa levar isso em consideração. O clube não aceitava liberar ele sem uma compensação financeira, ela chegou e o negócio andou”, disse.
O executivo revelou ainda que o Criciúma tentou manter Hermes no elenco. “Fizemos uma proposta. Mas o Marcelo tinha o desejo de voltar a jogar a Série A e levamos muito em conta a vontade dele”, afirmou. Segundo Rodrigues, “nem se a gente recebesse o valor integral da multa seria justo para a liberação, por conta da representatividade dele no Criciúma”.
Nas redes sociais, Marcelo Hermes também se pronunciou. “Com a cabeça tranquila e o coração cheio de gratidão, me despeço, por enquanto, da torcida carvoeira. Escrevo com muito respeito a todos, que desde o início, me acolheram com carinho e fizeram do Criciúma mais do que um clube, um verdadeiro lar, para mim e para minha família”, publicou. E completou: “Sigo por empréstimo ao Juventude, mas levo comigo tudo o que vivi aqui e a esperança de que seja apenas um ‘até logo’”.
O lateral, que estava na quarta temporada no Criciúma, soma 174 partidas e 13 gols com a camisa carvoeira. Chegou ao clube em 2022 e participou da conquista da Série B do Catarinense em 2022, da Série A em 2023 e 2024, e da Recopa Catarinense em 2024 e 2025. Também foi peça importante no acesso à Série A do Brasileiro, em 2023.
Sua despedida foi marcante: no dia 15 de junho, Hermes fez o gol da vitória nos acréscimos contra o Amazonas. Desde então, não voltou a atuar e sequer viajou para o jogo diante do América-MG, que terminou empatado em 1 a 1.
Com a saída, o Criciúma intensifica a busca por um novo lateral-esquerdo. Atualmente, Felipinho é o único disponível no elenco. “A gente já vinha conversando com um atleta. Temos a possibilidade e a ideia é trazer mais um para dar sustentação e competitividade dentro do elenco. É importante”, confirmou Ítalo Rodrigues.