Evento em Criciúma reúne cinco partidos e reforça nome de João Rodrigues ao governo
Criciúma
O PSD realizou na noite de quinta-feira (5), em Criciúma, um evento para consolidar a pré-candidatura do prefeito de Chapecó, João Rodrigues, ao governo do Estado. O encontro lotou o AM Master Hall e contou com a presença de lideranças de cinco partidos — PSD, MDB, PP, PDT e PSDB —, além do lançamento do nome do ex-prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, como possível vice na chapa. O deputado estadual Luiz Fernando Vampiro também foi convidado a se filiar ao partido com promessa de candidatura à Assembleia Legislativa.
Estavam presentes os deputados Julio Garcia, Mario Motta e Ismael dos Santos (PSD), além de Luiz Fernando Vampiro (MDB), Pepê Colaço (PP), Rodrigo Minotto (PDT) e Geovânia de Sá (PSDB). O ex-governador Eduardo Moreira também compareceu e declarou apoio a Rodrigues. A noite teve ainda a filiação ao PSD da pré-candidata a deputada estadual Débora Parizotto, que estava no PL.
Durante o evento, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, enviou mensagem de vídeo reforçando o apoio: “O PSD terá candidato ao governo e é o João Rodrigues”. Outro vídeo exibido foi o do ex-senador e ex-ministro Jorge Bornhausen, que também hipotecou apoio à candidatura.
No entanto, a participação de Bornhausen gerou reação. Seu filho, Paulo Bornhausen, secretário de Estado no governo Jorginho Mello, publicou uma foto com o governador e o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, no Instagram, escrevendo que ele e o pai “pensam o mesmo sobre João Rodrigues”, sinalizando uma possível divergência quanto ao apoio.
Rodrigues iniciou seu discurso destacando que “esse não é um projeto de partido; é um projeto de um estado inteiro”. Ele apresentou eixos de sua gestão em Chapecó como modelo para uma eventual administração estadual, com foco em segurança pública, infraestrutura e ações voltadas para a população em situação de rua.
O PSD considera o evento um marco na pré-campanha, tanto pelo número expressivo de apoiadores quanto pela diversidade de legendas presentes no palanque, incluindo siglas que atualmente integram a base do governo estadual.