Iniciativa premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos, de instituições públicas de ensino, sobre o trabalho infantil
Içara
Depois do anúncio de cinco trabalhos vencedores (em um total de seis vitoriosos) da etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2024, o Ministério Público do Trabalho divulgou, nesta semana, os trabalhos classificados para a etapa nacional da premiação. Içara, mais uma vez, está entre eles. O trabalho “Aprendiz de Sonhos”, que concorreu na Categoria Conto – 6º e 7º anos, é da aluna Ísis Borges Menegaro, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Quintino Rizzieri.
A iniciativa premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunas e alunos das instituições públicas de ensino que participam do Projeto MPT na Escola, em todo país, nas categorias conto, desenho, música e poesia. O prêmio é dividido em dois grupos: alunas e alunos de 4º e 5º ano do ensino fundamental, com produções sobre trabalho infantil. Já para o segundo grupo, de estudantes de 6º e 7º ano do ensino fundamental, a abordagem solicitada foi aprendizagem profissional/profissionalização de adolescentes.
A ordem da classificação final dos vencedores (1°, 2° e 3° lugares em cada categoria), de acordo com o coordenador pedagógico do Ensino Fundamental dos Anos Finais da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara, Ismael Dagostin Gomes, será revelada durante a solenidade virtual de premiação. Ela será realizada no dia 3 de dezembro, a partir das 13h30, com transmissão no YouTube.
Os trabalhos içarenses vencedores da etapa estadual do concurso foram destaque em diversas categorias. No Grupo 1, destinado a alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, com o tema “Trabalho Infantil”, Salomão Cardoso, da EMEF Ignácio João Monteiro, venceu na categoria Conto com “Trabalho Infantil Não é Brincadeira”. Na mesma categoria, mas na modalidade Poesia, o aluno Behael Fernandes, da EMEF Theophilo Cassemiro Silveira, também se destacou com o título “Trabalho Infantil Não é Brincadeira”.
Já no Grupo 2, para alunos do 6º e 7º ano, que abordaram o tema “Profissionalização do Adolescente/Aprendizagem Profissional”, Ísis Borges Menegaro, da EMEF Quintino Rizzieri, conquistou o prêmio na categoria Conto com “Aprendiz de Sonhos”. Na categoria Poesia, as alunas Sabrina Ribeiro Simão e Vitória Ferreira Cechella, da EMEF São Rafael, foram reconhecidas pelo trabalho “Futuro em Construção”. Por fim, na categoria Desenho, Débora Gonçalves Miguel, da EMEF Tranquillo Pissetti, foi premiada com a obra intitulada “Profissionalização do Adolescente/Aprendizagem Profissional”.