Presidente da cooperativa entregou os primeiros exemplares aos fundadores Joaci Piva, Jorge Martignago e Valdir Recco

Morro da Fumaça e Içara

Em 13 de novembro de 1963, uma quarta-feira, foi fundada a Cooperativa de Eletrificação Rural de Morro da Fumaça Ltda. Exatos 61 anos depois, na quarta-feira (13), um documento histórico foi lançado para eternizar as décadas de trabalho e desenvolvimento proporcionados pela chegada da energia elétrica à região. O livro “Cermoful 60 Anos, 60 Histórias” foi apresentado ao público que lotou o Salão São Roque, em Morro da Fumaça, em uma noite marcada por homenagens e gratidão.

Em seu discurso, o presidente da Cermoful, Rudy Recco, fez questão de valorizar alguns dos protagonistas dessas seis décadas de história. Ele lembrou de todos os ex-presidentes, citou e agradeceu a presença de ex-funcionários e familiares e chamou à frente os atuais integrantes dos conselhos de Administração e Fiscal da cooperativa.

Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi quando Rudy entregou os primeiros exemplares do livro a três dos fundadores presentes. Joaci Piva, Jorge Martignago e Valdir Recco estavam entre os 97 visionários que ajudaram Jorge Silva, então prefeito e primeiro presidente, a transformar a Força e Luz São Roque em Cermoful.

Com direção geral de Cláudio Fernandes e direção de arte de Felipe Bortolotto, às histórias, narradas pelas jornalistas Andresa Piva e Kênia Pacheco, autoras do livro, resgatam as lutas e sacrifícios dos pioneiros da Cermoful. Partindo da localidade de Linha Torrens, as primeiras redes de transmissão foram erguidas pelos próprios moradores.

O atual presidente é testemunha e recordou a relação próxima desde a infância com a Cermoful. “Eu me lembro, tinha cinco anos de idade, e ia com a minha mãe levar café para o meu pai e meus irmãos, que estavam trabalhando na construção das linhas de transmissão”, disse Recco.

Além dos fatos históricos, o livro também registra a evolução da Cermoful ao longo das décadas, destacando conquistas recentes, como a inauguração da nova subestação, a abertura da Clínica da Saúde, o ingresso no Mercado Livre de Energia, o início das obras do novo centro administrativo e as ações sociais e comunitárias.

O evento contou com a presença do prefeito de Morro da Fumaça, Noi Coral; do vice-prefeito, Eduardo Guollo; de vereadores, diretores de entidades e empresas, além de representantes de cooperativas: o presidente da Coopera, de Forquilhinha, Rogério Feller; o vice-presidente da Coorsel, de Treze de Maio, Frederico Preve; e o presidente da Federação das Cooperativas de Eletrificação de Santa Catarina (Fecoerusc), Edson Flores da Cunha.

Aprovação de 95,3% dos associados

Nesta semana também saiu uma pesquisa da Cermoful Energia, que comprovou aprovação de 95,3% dos associados. A pesquisa foi realizada de forma presencial, na área de cobertura da cooperativa. A pesquisa avaliou uma série de quesitos da Cermoful, passando pelo atendimento, qualidade da energia, tempo de resposta, mas, avaliou também a satisfação geral do associado com a cooperativa.

A situação da cooperativa na visão do associado é avaliada pelo Programa de Desenvolvimento e Gestão das Cooperativas (PDGC), e a pontuação recebida é uma classificação importante na posição de cada cooperativa. Para o presidente da Cermoful, Rudy Recco, o resultado é reflexo de um trabalho conjunto da cooperativa. “Este resultado premia o empenho de toda a família Cermoful. Ficamos muito felizes, pois ele reflete o trabalho das equipes técnica e administrativa, além do compromisso da diretoria em atender às demandas da comunidade com eficiência e responsabilidade”, disse Recco.

Conforme o presidente, o índice de 95,3% destaca a Cermoful como uma das cooperativas mais bem avaliadas, demonstrando a confiança dos associados nos serviços prestados. O resultado reforça o compromisso da cooperativa em seguir investindo em melhorias contínuas e ações voltadas para o desenvolvimento regional. “A Cermoful agradece a confiança de seus associados. Essa conquista é um incentivo para que a cooperativa continue avançando cada vez mais”, disse Recco.