Interessados podem ajudar financeiramente o núcleo até o dia 29 de novembro

Criciúma

O Núcleo de Apoio ao Parkinsoniano (Stabile) está buscando arrecadações neste mês de novembro em Criciúma. Com um ano de lançamento oficial, a entidade beneficente busca apoio dos criciumenses para oferecer cada vez mais projetos aos diagnosticados com a doença de Parkinson na Associação de Municípios da Região Carbonífera (Amrec).

As arrecadações são incentivadas pela Campanha “Dia de Doar”, realizada pelo Núcleo de Terceiro Setor da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e que está na segunda edição. Após ser criada nos Estados Unidos em 2012, o Brasil se uniu ao movimento em 2013. O “Dia de Doar”, comemorado em 29 de novembro, entrou no calendário da Amrec em 2023, após uma lei municipal ser instituída em 2022.

Pela primeira vez, a Stabile integra a lista das 24 entidades beneficiadas e busca arrecadações até o dia 29 de novembro, quando as doações serão divididas entre as organizações sociais de Criciúma. Segundo a presidente da Stabile, Tatiana Fernandes D’agostin Felisbino, a iniciativa tem a finalidade de arrecadar produtos de higiene pessoal e de limpeza, fraldas geriátricas, alimentos e recursos financeiros.

“Como é nosso primeiro ano, estamos ansiosos, nossa equipe está engajada e, com certeza, vamos fazer o mês de novembro ser produtivo. As pessoas que quiserem nos encontrar podem acessar nossa rede social, entrar em contato pelo número (48) 99969-3049 ou procurar a nossa sede”, afirmou.

Expectativas para 2025

Após comemorarem um ano de lançamento, para 2025, os objetivos do Núcleo de Apoio ao Parkinsoniano é buscar mais voluntários, para que cada vez mais projetos sejam oferecidos em Criciúma. Conforme o vice-presidente da Stabile, Pedro Carlos Mendes, identificar mais portadores de Parkinson na Amrec também será uma das principais prioridades no próximo ano.

“Queremos proporcionar mais vida para a nossa sede, que recém completou um ano de inauguração em Criciúma. Com o aumento das identificações, vamos ofertar mais atividades e, dessa forma, oferecer mais informações e cuidados para todos os parkinsonianos”, destacou o vice-presidente.

Recebendo apoio da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e da Prefeitura de Criciúma, a associação beneficente tem o objetivo de orientar o portador de Parkinson sobre tratamentos e oportunidades. Atualmente, cerca de 90 pessoas diagnosticadas são ajudadas pela Stabile.

O espaço fica localizado na rua Anita Garibaldi, no 4° andar do Edifício Central, anexo ao camelódromo, no Centro de Criciúma. Os atendimentos são oferecidos segunda, quarta e sexta-feira, das 9 horas ao meio-dia. Na terça e quinta-feira, o espaço funciona das 13h30 às 17 horas.

Quem quiser ajudar, tanto a Stabile, quanto o Núcleo de Terceiro Setor, as doações podem ser feitas por meio da seguinte chave Pix: doacriciuma@acicri.com.br.