Polícia Civil de SC destaca elucidação de crimes e aumento na produtividade de ações de segurança pública
Da Redação
A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) informou que o estado registrou uma queda nos índices de homicídios e feminicídios ao longo de 2024. Segundo dados da Diretoria de Inteligência, os homicídios reduziram 0,23%, enquanto os feminicídios apresentaram uma diminuição de 6,0%, mantendo Santa Catarina como o estado mais seguro do Brasil, posição alcançada em 2023. A PCSC destaca a continuidade dos esforços para manter esses índices e garantir a segurança pública.
O delegado-geral da PCSC, Ulisses Gabriel, ressaltou a alta taxa de resolução de crimes violentos. Em 2023, o estado alcançou 81,07% de elucidação de homicídios, superando metas internacionais. “A meta nos dois primeiros anos do governo Jorginho era atingir de 75% a 77% no índice de resolução, que são os índices do Canadá e da Holanda, respectivamente, nós conseguimos atingir 81,07%”, destacou o delegado-geral.
Ainda conforme Ulisses Gabriel, o governador Jorginho Mello orientou que o estado mantivesse a posição de segurança como um diferencial para turistas nacionais e estrangeiros. Em termos de produtividade, a PCSC relatou um aumento significativo em mandados de busca e apreensão e prisões em comparação com anos anteriores. De 1º de janeiro a 11 de novembro deste ano, foram cumpridos 7.518 mandados de busca e apreensão e 5.662 prisões, representando um crescimento anual de 9,24%.
O delegado-geral estima que, com esse ritmo de operações, a produtividade da PCSC poderá dobrar em comparação a 2022. Ele também mencionou o apoio do governo e a colaboração entre as diversas forças de segurança, incluindo a Polícia Militar (PM), o Corpo de Bombeiros Militar (BM), a Polícia Científica (PCI), o Ministério Público (MP) e o Poder Judiciário. “É necessário agradecer o apoio do governador às forças de segurança e a cada servidor da PC, PM, BM e PCI, além da integração com o MP e à atuação forte do Poder Judiciário Catarinense”, afirmou Ulisses Gabriel.
A PCSC ainda atribui o desempenho positivo à integração com a PM, que tem intensificado as prisões em flagrante, e à atuação do Ministério Público e do Judiciário, com foco no combate a facções criminosas. Ulisses Gabriel finalizou dizendo que o objetivo é criar um ambiente onde a segurança seja uma realidade para todos. “Crimes acontecem, furtos acontecem, roubos acontecem, mas nós estamos trabalhando diariamente sob a coordenação do governador Jorginho para diminuir esses índices e prender esses criminosos”, concluiu.