Evento celebra 99 anos de Criciúma com gastronomia, música e danças folclóricas até sábado
Criciúma
A 32ª edição da Quermesse de Criciúma abre nesta quarta-feira (6), às 18h, na Rua Coberta Giro Henrique Lodetti, e segue até sábado (9). A festa celebra o 99º aniversário de emancipação da cidade, ocorrido na segunda-feira (4), e reúne apresentações culturais e gastronomia típica das etnias italiana, polonesa, portuguesa e árabe.
O evento, segundo o diretor de cultura da FCC, Ismail Ahmad, busca revitalizar a Rua Coberta, promovendo atividades culturais e atraindo público para o local. “Começamos na quarta-feira, dia 6, com a abertura com a nossa boa e velha Matusa, de tanta história na cidade, e vai até o sábado, dia 9”, declarou Ahmad, enfatizando o papel da Quermesse em fortalecer a cultura local.
Com expectativa de receber cerca de 25 mil visitantes, a Quermesse de Criciúma resgata a tradição festiva iniciada em 1989, originalmente realizada nas proximidades da Catedral São José. Após passar pelo Parque Altair Guidi e, posteriormente, pelo Pavilhão de Exposição José Ijair Conti, o evento volta à área central com uma programação extensa e gratuita.
Programação
A Quermesse apresenta grupos folclóricos e bandas locais que reforçam o legado cultural das etnias colonizadoras. Na quarta-feira (6), a abertura contará com a Banda Cruzeiro do Sul, seguida de shows das bandas Mari & Rafa, Matusa e Mithra. Na quinta-feira (7), grupos folclóricos alemães e poloneses se apresentam, além de shows com Marília Dutra, Bruninho & Shipe e Juliana Polonio.
A programação de sexta-feira (8) inclui o Coral Show Criança Feliz, a banda Jeito Louco e Neguinho, fechando a noite. No sábado (9), as atividades começam pela manhã, com apresentações de dança e grupos folclóricos árabes e italianos, finalizando com Nanda Virtuoso e a Banda Fiuí.
A expectativa é que o evento contribua para valorizar a diversidade cultural e impulsionar o turismo local. Ahmad acrescentou: “A premiação é um momento esperado pelos estudantes, reconhecendo o esforço de cada um”.