Duca Zata vai defender a Educação no Legislativo

28

Vereador foi reeleito pelo PP e continua na Câmara de Içara por mais quatro anos

Içara

O vereador Eduardo Michels Zata, o Duca, foi reeleito para mais quatro anos na Câmara de Içara. Ele quer focar neste próximo mandato a educação. Professor de formação, Duca vê na educação a oportunidade de mudar a vida das pessoas e por isso quer ter um acompanhamento mais de perto, ainda mais que com a pandemia, um dos segmentos mais atingidos foi exatamente a educação.

Duca Zata pontua que sempre gostou de ajudar as pessoas e que desta forma já fazia política sem saber, mas que após entrar no PP e começar a acompanhar os processos mais de perto, percebeu que este trabalho também é político. Desta forma, quando entrou na Câmara de Vereadores não teve dificuldade de fazer o trabalho, que acabou sendo reconhecido pela população e lhe proporcionaram um novo mandato.

Ele aposta muito no trabalho da prefeita Dalvânia Cardoso, por achar ela determinada e por acompanhar a sua trajetória nestes últimos anos. Além da educação, Duca Zata quer trabalhar em defesa dos processos de adoções, já que é filho adotivo e muito agradecido por ter ganho uma família que o acolheu. Também é apaixonado pela causa animal.

Jornal Gazeta – Como surgiu o gosto pela política?

Eduardo Michels Zata (Duca) – Desde de jovem sempre me envolvi com as causas comunitárias, sempre gostei de ajudar e direcionar as pessoas, tudo em nossa vida é política, as pessoas precisam se envolver mais com essa causa, precisam participar e conhecer. A vontade de ajudar as pessoas e direcioná-las para a direção certa me fez entrar na política.

Gazeta – Porque se filiou ao PP e há quanto tempo?

Duca Zata – Sou filiado ao Partido Progressista há 21 anos. Esta é a única filiação partidária da minha vida, me orgulho disso.

Gazeta – Quem fez o convite para ser candidato a vereador?

Duca Zata – Me recordo que as três pessoas que viram em Duca Zata o ‘potencial’ político foram o Agenor Brunel, uma liderança em nosso bairro Liri, o Marcel Lodetti (Tuca), hoje presidente de nosso partido, e Dalvânia Cardoso, hoje simplesmente nossa prefeita, até então eu já fazia política, mas sem saber que estava fazendo.

Gazeta – Quais as dificuldades encontradas na campanha, além da pandemia da Covid-19?

Duca Zata – A campanha de 2020 foi uma campanha bem diferente das outras, tivemos que nós reinventar de alguma forma para chegar até o eleitor. As pessoas na grande maioria não queriam receber políticos em suas casas, uns com medo da pandemia, outros cansados, prova disso foi o número de eleitores que não compareceram às urnas. O digital foi algo muito importante, o trabalho que fiz em quatro anos como vereador também foi decisivo para que pudéssemos lograr êxito no pleito. Em 2016, tínhamos pouco menos de 50 candidatos a vereadores, já nesta eleição eram mais de 160 candidatos, a concorrência aumentou, tudo isso com uma pandemia.

Gazeta – Foi uma surpresa conseguir ser eleito?

Duca Zata – Tínhamos um trabalho de quatro anos, semeamos, a pandemia começou em março, colocar a culpa de uma não reeleição na pandemia é até mesmo uma covardia, o sentimento na rua era que tínhamos feito um bom primeiro mandato e a resposta foi dada nas urnas. Uma eleição onde praticamente todos os reeleitos tiveram baixa em seu número de votos, eu juntamente com minha equipe e meu trabalho, conseguimos ampliar, isso demonstra a confiança das pessoas em nosso trabalho e aumenta ainda mais nossa responsabilidade. Há dois anos criou-se uma onda de não reeleger candidato, não votar em quem já está lá, em nosso município isso foi até frequente nas redes sociais e na rua, mas a população é quem decide, a resposta está aí, se o trabalho é bom tem que continuar.

Gazeta – Quais suas principais bandeiras para a sua legislatura?

Duca Zata – Sou professor e apaixonado pela educação. Vejo nela a oportunidade de mudar a vida das pessoas, com certeza a educação será uma bandeira forte de meu segundo mandato. Outra coisa da qual quero continuar defendendo é a adoção. Sou de uma família de quatro irmãos, todos adotivos. Minha mãe e meu pai me deram a oportunidade de ter um lar e uma educação digna. Quero poder ajudar ainda mais essa causa. Minha outra bandeira é a causa animal. Sou um defensor dos animais e vou continuar sendo nestes próximos quatro anos.

Gazeta – Alguma defesa especial para o bairro onde você mora?

Duca Zata – Macrodrenagem, creche reabertura, posto de saúde com atendimento humanizado e pavimentação.

Gazeta – Como avaliou a vitória da prefeita Dalvânia Cardoso?

Duca Zata – Então, ela é merecedora de tudo isso, sempre estive com ela. A Dalvânia é uma guerreira. Em 2016 teve coragem de enfrentar todos eles juntos, saiu da eleição e foi trabalhar, não atrapalhou ninguém, fez o que tinha de ser feito. Dalvânia é simples, Dalvânia saiu de Lombas Pedreiras para ser a nossa prefeita, sem sobrenome tradicional e sem ser do Centro, como muitos diziam que para ser prefeito tem de ser do Centro. No caminho encontrou o Jandir, que tive a oportunidade de conhecer durante a campanha, uma pessoa do bem. Dalvânia nossa primeira prefeita mulher eleita em Içara. Ela é movida a trabalho, é uma pessoa honesta, me orgulho em fazer parte deste projeto.

Gazeta – Quem você gostaria de agradecer pelos votos que os elegeram?

Duca Zata – Agradeço a Deus, a minha família que sempre caminhou junto comigo, a minha equipe de coordenação de campanha que fez um super trabalho, e todos os meus eleitores. Ser candidato não é uma tarefa fácil, precisa ter coragem e atitude, muito obrigado Içara, um feliz Natal e que 2021 seja um excelente ano para todos.