As vinícolas Casa Del Nonno, Bianco e Quarezemin e Trevisol se destacaram em 2024, conquistando prêmios nos renomados Brasil Wine Cup e Wines of Brazil Awards

Urussanga e Região

As vinícolas Casa Del Nonno, Quarezemin, Bianco e Trevisol se destacaram em 2024, conquistando prêmios nos renomados Brasil Wine Cup e Wines of Brazil Awards, reforçando a excelência dos vinhos produzidos no terroir dos Vales da Uva Goethe, no sul de Santa Catarina. O terroir único dos Vales da Uva Goethe e o cuidado na produção de vinhos e espumantes foram reconhecidos com medalhas que valorizam a qualidade e a versatilidade dos rótulos produzidos na região. Além de produzirem o vinho Goethe, que leva o selo de Indicação de Procedência (IP), as vinícolas também fabricam a bebida com outras variedades de uva.

Entre os destaques está o Cabernet Sauvignon Reserva Altezza, da vinícola Bianco, de Orleans, que conquistou a medalha de ouro na Brasil Wine Cup. Já o Espumante Nature recebeu a prata, e o Fiorella, garantiu a Medalha de Bronze, da categoria rosés. O engenheiro agrônomo, Antônio Bianco, um dos administradores da vinícola, destacou a importância do investimento contínuo na melhoria dos processos de produção. “Os prêmios que recebemos são o reflexo de muito trabalho, dedicação e investimento, desde o início com o nosso pai. Ver nossos vinhos sendo reconhecidos em concursos nacionais é a prova de que estamos no caminho certo, e isso nos motiva a continuar buscando a excelência”, destaca.

A vinícola Trevisol de Urussanga também recebeu duas premiações na Brasil Wine Cup. O vinho Goethe da linha Casa Del Sole, ficou com a medalha de ouro e o Aura Rosè Goethe seco, com a prata. “Receber essas premiações é uma grande honra, e um incentivo para adotarmos novas técnicas, aprimorando o processo produtivo para melhorar cada vez mais a qualidade dos nossos vinhos”, diz Gilmar Trevisol, administrador da Vinícola Trevisol.

Wines of Brazil Awards

Além das conquistas na Brasil Wine Cup, as vinícolas da Progoethe também brilharam no Wines of Brazil Awards 2024. A Casa Del Nonno, com uma história que remonta aos imigrantes italianos, obteve doze medalhas, sete de ouro e cinco de prata. A avaliação foi realizada às cegas por um seleto júri em um dos maiores concursos de vinhos brasileiros. “Desde 1975 aliamos tradição, qualidade, inovação e, principalmente, a valorização da rara uva Goethe. Esses prêmios são motivo de orgulho para Santa Catarina. Destaque para produtos reconhecidos nesta premiação nacional de forma inédita, como os espumantes feitos com a uva Goethe e vinho branco Goethe com passagem em barrica”, salienta o administrador da vinícola Casa Del Nonno e especialista em vinhos, Matheus Damian.

Matheus ressalta ainda que o vinho Goethe recebeu o prêmio internacional em Nova Iorque no ano de 1939, e agora 80 anos depois os vinhos voltam a se destacar em concursos nacionais e no exterior. “Cada vez mais buscaremos manter um relacionamento próximo com nossos clientes, apostando sempre na autenticidade da nossa história, qualidade dos produtos, ousadas novas concepções e experiências marcantes”, finaliza.

Reconhecimento também para o vinho de mesa

O Vinho Goethe Rosé da vinícola Quarezemin de Içara, conquistou a medalha de Prata no Concurso Brasileiro De Vinhos de Mesa 2024, em uma avaliação realizada às cegas por um seleto júri, em meio a mais de 170 rótulos.

Guilherme Quarezemin, que também é presidente da Associação dos Produtores de Uva e Vinho Goethe (ProGoethe), celebra o reconhecimento. “Elas refletem não só a dedicação das vinícolas, mas também a identidade única do Vinho Goethe, que vem sendo valorizada ao longo dos anos. Para nós, é um orgulho ver nossos vinhos entre os melhores do Brasil”, comemora.

As conquistas recentes das vinícolas da região evidenciam o crescimento e a relevância do setor vitivinícola catarinense, que alia tradição, inovação e qualidade. Os prêmios consolidam o Vinho Goethe como uma referência no mercado nacional, atraindo apreciadores e profissionais da enologia que buscam vinhos de identidade marcante e excelência sensorial.