Botafogo enfrenta Criciúma no Maracanã por liderança do Brasileirão

2

Alvinegro carioca busca manter a liderança isolada, enquanto o Criciúma tenta se distanciar da zona de rebaixamento

Rio de Janeiro

O Botafogo recebe o Criciúma no Maracanã, nesta sexta-feira (18), às 20h, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, em busca de manter sua liderança isolada. O time alvinegro vem embalado por uma sequência de sete jogos sem derrota e soma 60 pontos, três a mais que o vice-líder Palmeiras. O Criciúma, por sua vez, tenta garantir sua segunda vitória consecutiva para se afastar ainda mais do Z-4, onde atualmente possui seis pontos de vantagem.

O duelo, inicialmente previsto para o Estádio Nilton Santos, foi transferido para o Maracanã devido a shows do cantor Bruno Mars. A expectativa é de estádio lotado, com cerca de 60 mil torcedores, que esgotaram os ingressos para o confronto. O Criciúma, que ocupa a 12ª posição com 35 pontos, busca melhorar seu desempenho fora de casa, onde perdeu quatro dos últimos cinco jogos.

O técnico do Botafogo, Artur Jorge, tem a equipe praticamente completa para o confronto. O zagueiro Bastos, que retornou recentemente de uma viagem ao Marrocos após defender a seleção de Angola, está disponível, assim como o centroavante Júnior Santos, recuperado de um incômodo muscular. No entanto, o atacante Jeffinho e o meia Eduardo ainda não estão em condições de jogo.

Pelo Criciúma, o técnico Claudio Tencati tem dúvidas no ataque. Bolasie deve começar no banco, enquanto Arthur Caíke e Allano são cotados para a titularidade. Além disso, Dudu e Barreto podem desfalcar a equipe por problemas físicos. O lateral-esquerdo Trauco, recuperado de lesão, pode retornar ao time titular.

Bolasie na expectativa

O atacante Yannick Bolasie pode fazer sua estreia no Maracanã e diz que não se sente pressionado pelo grande público. “Para mim, jogar para um público de 50, 60 mil pessoas é algo comum”, disse. Ele também mencionou que sempre jogou em estádios lotados pelo Congo. “Nos últimos 10 anos sempre servi minha seleção, então para mim não fez muita diferença”. Bolasie, artilheiro do Criciúma, destacou que não costuma avaliar seu desempenho: “Deixo isso para a torcida e para o treinador”.

Sobre as especulações sobre sua saída do clube no final da temporada, o jogador afirmou que pretende continuar no Brasil. “Quando eu vim para o Criciúma tinha a missão de ajudar o clube a se manter na Série A, mas acredito que vou permanecer no Brasil ano que vem”, declarou.