Projeto do Bairro da Juventude e AMA-REC ensina receitas e estimula habilidades domésticas e sociais.

Criciúma

Há dois anos o curso de gastronomia do Bairro da Juventude abre suas portas para receber os alunos da Associação de Pais e Amigos de Autistas da Região Carbonífera (AMA-REC). No local os adolescentes do curso ajudam os assistidos da AMA no preparo de receitas, praticando assim a autonomia e estimulando as atividades cotidianas. Nas receitas produzidas estão mini pizza, hambúrguer, bolo de pote, lanches saudáveis, além de diversas outras delícias, que depois de prontas são saboreadas por eles.

Os atendidos da AMA, participantes da turma de Serviço de Atendimento Especializado (SAE l) frequentam a instituição acompanhados pelas pedagogas terapeutas Andréia Gomes e Patrícia Tavares, pela nutricionista Aline Farias e por uma equipe multidisciplinar, através do projeto interno que leva o nome de ‘Ensino de Habilidades Domésticas e Autocuidados’. “A experiência está sendo muito positiva para nós. Toda vez que eles vêm até a instituição promovemos alguma atividade especial aqui na cozinha, mas nós também buscamos frequentar a sede deles”, contou o professor do curso de gastronomia do Bairro, Cleiton Machado.

O Bairro da Juventude inaugurou no ano passado uma nova e ampla cozinha para prática do curso de Gastronomia, ela fica no térreo do Centro Lúdico de Inovação e Criatividade (Clic) do Bairro. “A nossa missão é muito parecida com a da AMA. A garantia de direitos, em todas as esferas, é essa sempre será a nossa luta. Foi uma parceria muito natural que surgiu e que vem beneficiando não só os atendidos da AMA, mas também nossos jovens que podem ter a oportunidade de ensinar e compartilhar vivências”, reforçou a gestora de inovação e criatividade do Bairro, Gislene Francisconi de Costa.

A semana da criança, celebrada neste mês de outubro, contou com um movimento especial entre as duas instituições. “Inclusão não se faz apenas com informações, mas sim, com ações verdadeiras advindas do coração. Foi com esse amor que os jovens e o professor Cleiton nos acolheram. Em celebração ao Dia da Criança, os adolescentes e o professor vieram até a instituição e nos trouxeram a produção de tortas no pote e mini pizzas para nossos atendidos”, revelaram as pedagogas Andréia e Patrícia. “Agradecemos imensamente essa parceria maravilhosa, por nos proporcionar esse momento de interação, socialização e muito aprendizado”, completou a coordenadora pedagógica da AMA, Mirozete Iolanda Volpato.

Saiba mais sobre a AMA:

A instituição AMA-REC foi fundada em Criciúma no dia 20 de fevereiro de 2001. Atualmente conta com 257 assistidos na faixa etária de 2 a 44 anos de idade. O objetivo da instituição é promover o bem-estar, autonomia, independência e melhorar a qualidade de vida das pessoas com Transtornos do espectro autista (TEA), oportunizando atendimento nas áreas da educação, saúde e assistência social, contribuindo com a conscientização dos familiares de pessoas com TEA a respeito do transtorno e fomentando conhecimento.

A instituição conta com atendimento multidisciplinar, sendo a equipe composta pelas seguintes áreas: orientação pedagógica, orientação técnica, pedagogia terapêutica, educação física, psicologia, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e serviço social. O Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades na interação social, comunicação e comportamentos repetitivos e restritos. Contudo a equipe multidisciplinar da instituição busca a melhor forma e estratégias para desenvolver as dificuldades e potencialidades dos assistidos da instituição.

Sobre o Bairro da Juventude:

O Bairro da Juventude é uma organização social que atua em três grandes áreas: Assistência Social e Saúde; Educação Integral; Inovação, Criatividade e Sustentabilidade. Através dessas áreas, a instituição tem o objetivo de garantir direitos essenciais para crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. Ao longo dos seus 75 anos aproximadamente 100 mil estudantes já passaram pela entidade. Hoje 1,6 mil frequentam a estrutura diariamente. São mais de 1,2 mil famílias assistidas pelo Bairro. Por ano são servidas mais de 1 milhão de refeições e realizados mais de 5 mil atendimentos de saúde, tudo isso é oferecido de forma gratuita para crianças e adolescentes de 89 bairros de Criciúma e região.