As informações são do Superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário

Da Redação

O governo de Santa Catarina distribuiu ontem (5) mais de 400 mil doses da vacina contra a Covid-19 para os municípios. A maior parte para uso na primeira dose (D1). O superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, informou que cada município receberá um percentual de doses em que 70% será destinado à população por faixa etária e 30% aos trabalhadores das Indústrias, correspondendo a mais de 30 classificações previstas. “Nossa meta é que 75% dos catarinenses acima de 18 anos estejam vacinados até outubro”, disse Macário, confirmando e reforçando informações já prestadas pela Secretaria Estadual de Saúde.

“Se nós conseguirmos fazer com que 75% das pessoas compareçam e se vacinem, já vamos ter dado um passo gigantesco no enfrentamento da pandemia. Ainda nesta semana queremos concluir as vacinações aos acima de 40 anos ou mais”, disse (leia também matérias na página seguinte sobre faixa etária).

Sobre as vacinas que foram aplicadas vencidas, Macário afirmou ontem em entrevista na Rádio Som Maior, que o estado não as recebeu vencidas, nem as aplicou vencidas. Disse que houve erro de registro. “Profissionais demoravam para fazer o registro da vacina e acabavam informando a data de aplicação como se fosse o dia que foi registrado.

“Todos os municípios estão olhando os mapas de vacinação e pegando os erros de registro e erros administrativos. Nós vacinamos mais de 3,5 milhões de pessoas e foram poucos mais de 600 erros de registro que já estão corrigidos”, salientou Macário.