Segue afastado

O vereador Daniel Antunes teve negado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina o pedido para retomar sua função de parlamentar em Criciúma. Investigado na operação Caronte, o vereador teve seus direitos políticos suspensos e está afastado da condição de vereador. Ele queria retornar e concluir o mandato, mas a decisão unânime foi de que ele siga longe do legislativo. A decisão sobre o caso de Antunes era aguardada pela defesa de Salvaro, já que poderia servir como base para a possível volta do prefeito Salvaro às suas funções. Os advogados de Salvaro pretendem restabelecer o seu mandato. Salvaro quer entregar o cargo para Vaguinho e não abre mão de finalizar sua quarta passagem pelo governo de Criciúma saindo pela porta da frente.

Nomes novos

Ricardo Fabris anunciou na quinta-feira (10) dois novos secretários. Tuca Fabris assume a secretaria de Governança. Com isso, Roseli de Lucca vai retornar ao legislativo. Já Mineia Vilaim, assistente social, passa a ocupar a secretaria de Assistência Social de Criciúma. Com isso, Dalva Pires Donadel vai deixar o governo. Fabris não deve mais mexer no primeiro escalão até o final do mandato.

Além de fiscalizar e legislar

Eleita para seu primeiro mandato eletivo, Karol Calegari promete uma atuação diferenciada na Câmara de Içara. “Fiscalizar, legislar e propor muito. É possível fazer diferente e buscar alternativas para a cidade mesmo que você não esteja na situação. Quero colaborar com a cidade e respeitar muito cada um dos meus colegas eleitos”, destacou. Durante entrevista à Som Maior, ela ressaltou ainda a força do seu pai, o vereador Laudo Calegari. “Ele foi fundamental, mas agora pretendo trilhar meu próprio caminho. Tenho essa missão de ajudar a cidade como vereadora e transformar a vida das pessoas é o que todos temos que buscar”.

Visita

Prefeito eleito por Criciúma, Vaguinho Espíndola, e o vice-prefeito, Salésio Lima, visitaram o Bairro da Juventude. A visita teve como objetivo fortalecer a parceria entre a prefeitura e a entidade, que se estenderá ao mandato 2025/2028. “Estamos imensamente gratos pela visita. Desejamos que a parceria entre o Bairro da Juventude e a prefeitura se torne cada vez mais forte, pois lutamos por um bem comum: a educação de nossas crianças e adolescentes. Esperamos que os eleitos realizem uma gestão exemplar e atendam com atenção às demandas da sociedade”, afirmou o presidente do conselho deliberativo, Manfredo Gouveia Júnior.

Crescimento

Em 2024, o Brasil registrou um aumento de 1,7% na força de trabalho, alcançando mais de 109 milhões de trabalhadores. Já a quantidade de cidadãos ocupados cresceu 3%, totalizando 101,8 milhões de pessoas. A taxa de desocupação caiu para 6,9%, o menor número desde 2014. O emprego formal também apresentou crescimento, com uma alta de 4% em comparação ao segundo trimestre de 2023, segundo dados da Pnad Contínua. Além disso, o Novo Caged registrou a criação de 1,7 milhão de novas vagas com carteira assinada. Em relação aos setores da economia, os que mais se destacaram foram os de transporte, informática e serviços pessoais. O crescimento do emprego formal foi observado na maioria dos setores, exceto na agropecuária, nos serviços domésticos e no setor de utilidade pública.

Convênio

O governo de Criciúma firmou convênio com a PM para a destinação de recursos arrecadados na cobrança da taxa de segurança preventiva, cobrada em grandes eventos na cidade, para subsidiar ações de polícia ostensiva da PM de Criciúma. A assinatura do documento ocorreu de quinta-feira (10), na Sala de Atos do Paço Municipal Marcos Rovaris. Por meio do convênio, o valor será repassado diretamente para a conta da Polícia Militar (PM) de Criciúma. “Com esse repasse, garantimos melhoria na estrutura da PM na cidade, visto que o recurso arrecadado no município retorna para o 9º batalhão”, destacou o prefeito em exercício, Ricardo Fabris.

Concluída

A polícia civil encerrou a operação Iluminado com o indiciamento de 15 pessoas envolvidas em crimes relacionados à gestão de uma empresa concessionária, a Cooperaliança. As investigações revelaram a prática de crimes como peculato, corrupção ativa e passiva, além de vários atos de improbidade administrativa. Segundo a polícia civil, as diligências também apontaram desvios de materiais, que eram utilizados em empreendimentos particulares, bem como a compra de votos nas eleições, falsificação de documentos e a divulgação de dados protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, com o objetivo de influenciar o processo eleitoral. O inquérito apontou ainda outras irregularidades, como compras direcionadas, superfaturamento e o pagamento da reforma de um comitê eleitoral com dinheiro da empresa. Além disso, foram identificados crimes de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e a formação de uma organização criminosa. O inquérito agora vai ao judiciário, e o processo seguirá assegurando o amplo direito de defesa aos citados. Vale lembrar que não há nenhuma sentença sobre o caso até o momento.

Ciência

“Biomas do Brasil: Diversidades, Saberes e Tecnologias Sociais” é o tema que norteará a 15ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT), que promoverá uma série de debates de terça-feira (15) a sábado (19), no campus da Unesc, em Criciúma. Entre os destaques deste ano, o evento, que ocorre anualmente, receberá o 1º Simpósio Interdisciplinar em Sistemas Produtivos. Outro diferencial será a integração aos cursos de graduação, pós-graduação, colégio e setores da universidade durante toda a programação.